quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

EXORTAÇÃO À SANTIDADE LIÇÃO- 08


EXORTAÇÃO À SANTIDADE LIÇÃO- 08

TEXTO ÁUREO


"Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus"
(2 Co 7.1).

 VERDADE PRÁTICA


Através de uma vida de santificação e pureza, o crente separa-se das paixões mundanas, dedicando-se sacrificalmente ao serviço de nosso Senhor Jesus Cristo.
HINOS SUGERIDOS 71, 77, 252

 LEITURA DIÁRIA


 Segunda
1 Pe 1.16
Deus é santo
 Terça
Lv 11.45
Sede santos, porque eu sou santo
 Quarta
Hb 13.12
Santificados pelo sangue de Cristo
 Quinta
2 Tm  2.21
Santificados e idôneos
 Sexta
Hb 12.14
Sem santificação ninguém verá o Senhor
 Sábado
Jo 17.17
Santificados na verdade

 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE


2 Coríntios  6.14-18; 7.1,8-10

 INTERAÇÃO


Todo crente compromissado com o Senhor deseja viver em santidade. A santificação é um processo, longo, é realizada paulatinamente por meio do Espírito Santo naqueles que a buscam com um coração sincero e puro. Paulo amava os coríntios, por isso, os advertiu a viver uma vida de santidade na presença de Deus. O apóstolo, com amor e zelo, advertiu os irmãos a respeito do jugo desigual e da parceria com os incrédulos.  Ele enfatizou o fato de que é preciso haver separação entre "luz e trevas", "justiça e iniquidade", "templo de Deus" e "templo de ídolos".

 OBJETIVOS


Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender o que levou Paulo a buscar a reconciliação e a comunhão com os coríntios.
Conscientizar-se a respeito da importância de se ter uma vida santificada.
Explicar o porquê de Paulo ter reiterado seu amor para com os coríntios.

Por Uilson Camilo

INTRODUÇÃO

Os cristãos que estão compromissados com Deus vivem uma vida de santidade, separados do pecado procuram trilhar caminhos que agradem ao Senhor.
É neste pensamento que Paulo exorta os coríntios à viver uma vida separada das trevas. Diante disto quero apenas compartilhar um breve comentário abordando dois pontos que julgo de extrema importância nesta lição que seguem abaixo.

JUGO DESIGUAL
Paulo exorta os crentes a não formarem parcerias com os incrédulos porque isso poderia enfraquecer seu compromisso e integridade, ou os padrões cristãos. Seria uma má contribuição. Diante de Deus há dias categorias de pessoas: as que estão em Cristo e as que não estão. O crente, portanto, não deve ter comunhão ou amizade íntima com incrédulos, porque tais relacionamentos corrompem sua comunhão com Cristo. Neste contexto estão as sociedades nos negócios, ordem secretas (Maçonaria), namoro e casamento com incrédulos. A associação entre o cristão e o incrédulo deve ser o mínimo necessário à convivência social ou econômica, ou com o intuito de mostrar ao incrédulo o caminho da salvação.
Anteriormente Paulo explicou que isso não significava ficar longe dos incrédulos (1Co 5.9-10). Ele queria que os crentes fossem ativos em seu testemunho a respeito de Cristo aos incrédulos. Os crentes podem fazer tudo que estiverem ao seu alcance para evitar situações que possam forçá-lo a dividir sua lealdade.
Aqueles que descobriram a luz de Deus não podem ter nenhuma comunhão ou indulgência para com as trevas.

SEPARAÇÃO ESPIRITUAL

A separação do mundo envolve mais do que se manter distantes dos pecadores, significa ficar próximo de Deus. Envolve mais do que apenas evitar o entretenimento mundano, estende-se à questão de como empregamos nosso tempo e dinheiro.
O conceito de separação do mal é fundamental para relacionamento entre Deus e o seu povo. Segundo a Bíblia, a separação do mal abrange duas dimensões, sendo uma negativa e outra positiva:
1)      A separação moral e espiritual do pecado e de tudo que é contrário a Jesus Cristo, à Justiça, e à Palavra de Deus;
2)     Acercar-se de Deus em estreita e íntima comunhão, mediante, a dedicação, a adoração e o serviço a Ele;
Contudo devemos resistir ao pecado à nossa volta, sem desistir ou ceder.
“Tentado não cedas, ceder é pecar melhor e mais nobre será triunfar”
O crente que deixa de separar-se da pratica do mal, do erro, da impureza, o resultado inevitável será a perda da comunhão com Deus, da sua aceitação pelo pai, e de seus direitos de filho.

Conclusão
Devemos sempre conservar nossa comunhão com Deus, e se afastar de tudo que comprometa nosso relacionamento com o Pai.

Boa aula!!!

Uilson Camilo

Fontes consultadas:
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal – CPAD
Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Pregador do Evangelho Pela Graça do Senhor.

NOS INDIQUE

Uilson no twitter

ACESSOS

 

FAMÍLIA EBD. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com | Distributed by Deluxe Templates