Por Sulamita Macêdo
Professoras e professores, para a lição 01 e panorâmica do trimestre apresento as seguintes sugestões:
1 – Cumprimentem os alunos, perguntem como passaram a semana.
2 – Iniciem a aula, fazendo uma panorâmica do trimestre, apresentando:
- O Tema: O Poder e o Ministério da Oração - O Relacionamento do Cristão com Deus
- A capa: O que vemos?
Qual a origem do hábito de orar/rezar com as mãos postas?
Conta-se que na época das conquistas romanas, os derrotados nas lutas corriam em direção aos vitoriosos, ajoelhavam- se e estendiam as mãos pedindo para serem acorrentados, para não serem mortos. Essa atitude de súplica difundiu-se na Era Cristã. Orar/rezar de joelhos com as mãos postas indica uma atitude de reverência, submissão e humildade do humano, diante da soberania de Deus todo poderoso.
- Comentarista: Pastor Eliezer de Lira e Silva. Há algumas informações sobre ele na interação da lição 01.
- Lições do trimestre: Dinamizem a leitura dos títulos das lições, para isto sugiro três maneiras diferentes:
A) Uma parte da sala lê as lições ímpares e a outra parte lê as de número par.
B) Cada fila de alunos lê um título da lição.
C) A classe lê os títulos das lições, os professores a palavra-chave.
3 – Perguntem para os alunos o que é oração. Observem atentamente as respostas.
4 – Escrevam no quadro ou cartolina, as seguintes perguntas, uma de cada vez:
A QUEM ORAR?
QUANDO ORAR?
COMO ORAR?
ONDE ORAR?
POR QUEM ORAR?
Aguardem as respostas dos alunos. Em seguida, acrescentem outras informações contidas na lição, na Bíblia e/ou outras fontes de pesquisa
.
Observações:
- Estas perguntas compõem os itens da lição.
- Sugiro a leitura e reflexão do texto “Consciente dos pequenos reparos”, após o estudo da pergunta “Quando orar?”
5 – Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “De Coração para coração”.
Objetivos: Exercitar a oração intercessória.
Promover integração do grupo.
Material: Numeração dupla, digitada ou manuscrita; por exemplo, se sua classe tem 30 alunos, vocês deverão fazer 2 vezes os números de 1 a 15.
Procedimento:
- Distribuam um número para cada aluno.
- Peçam para que eles procurem seu par, isto é, a pessoa com o mesmo número.
Se a quantidade de alunos for ímpar, o aluno que ficar sozinho deve ser integrado a um grupo, formando um trio.
- Orientem para que eles apresentem para o colega um motivo de oração e posteriormente façam uma oração pelo companheiro.
Algumas pessoas só oram quando estão em crise. Elas têm um reparo rápido mental que vê a Deus sobretudo como alguém que resolve um problema. Quando vêem as soluções misericordiosas, agradecem-Lhe cordialmente e então O esquecem até a próxima crise aparecer.
Conta-se a história de uma menina rica, acostumada com empregados, que tinha medo de subir sozinha uma escada, no escuro. A sua mãe lhe sugeriu que poderia vencer o medo, pedindo que Jesus subisse com ela as escadas. Quando a criança chegou ao alto da mesma, os outros ouviram ela dizer: “Obrigada, Jesus. Agora você pode ir”.
Talvez rimos desta história, mas o Salmo 106 contém uma séria admoestação com relação ao fato de excluirmos Deus das nossas vidas – como se isso fosse possível. Israel aceitou as misericórdias de Deus como algo natural e Deus chamou a isto de provocação. Eles desenvolveram almas mal nutridas porque escolheram ignorá-lo. Que lição para nós!
Assim como a pequena menina rica, peça a Deus para acompanhar você através dos caminhos escuros da vida. Mas em vez de despedi-LO quando as suas necessidades forem resolvidas, apegue-se a Ele como se a sua vida dependesse disso. E ela depende!
Joanie Yoder
Fonte: Nosso Pão Diário – junho/2003
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