quinta-feira, 16 de julho de 2009

Jesus, a luz do Crente


POR : Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva

TEXTO ÁUREO

“Falou-lhes, pois, JESUS outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12).

VERDADE PRÁTICA

Somente iluminados por CRISTO podemos refletir a sua glória e ser luz para o mundo.

LEITURA DIÁRIA

Segunda Mt 4.16 A presença de JESUS dissipa

as trevas

Terça Lc 2.32 JESUS se revela como a luz

das Nações

Quarta Jo 1.9 JESUS, a luz autêntica e imparcial
Quinta Mt 4.16 JESUS, a luz que sara
Sexta Mt 5.14,15 A luz do crente deve ser

constante

Sábado Ap 21.23 Na glória, CRISTO será a eterna luz

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 João 1.5-7; João 1.4-12.

1 João 1.5-7

5 E esta é a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. 6 Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de JESUS CRISTO, seu Filho, nos purifica de todo pecado.


João 1.4-12

Palavra Chave: Luz - Claridade, luminosidade.

LÂMPADAS DE ISRAEL (II Sm 21:17 cf I Rs 11:36; 15:4; Sl 132:17; Lc 2:32) - Davi e seus descendentes - Somos o Israel de DEUS, espiritualmente.

Como a luz brilhará cada vez mais intensamente? Quando for alimentada, ou seja, pela leitura da Palavra de DEUS e pela oração (azeite das lâmpadas).

As trevas são ambientes de pecado onde somente a luz poderá levar a cura.

A luz em si, o brilho da luz e o calor da luz, juntos, podem ilustrar a trindade de DEUS.

A luz serve muitas vezes para aviso sobre o caminho a ser seguido, ou o caminho a não ser seguido, portanto, tomemos cuidado e prestemos atenção aos sinais da luz.

LUGARES INADEQUADOS PARA A LUZ LUGARES ADEQUADOS PARA A LUZ
DEBAIXO DO ALQUEIRE VELADOR
DEBAIXO DA CAMA NO MEIO DA FAMÍLIA
ESCONDIDA NO TRABALHO
SOMENTE DENTRO DA CONGREGAÇÃO NA ESCOLA
SOMENTE PERTO DO PASTOR DIANTE DOS HOMENS
UNIDA ÀS TREVAS NA IGREJA

LUZ E TREVAS

Gêneses 1:3 (RA) Disse Deus: Haja luz; e houve luz.

Gêneses 3:8 (RA) Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.

Dallas Willard declara: “Quase todos os atos e intenções maus começam com a premissa de que podem ser encobertos pelo engano”. O reino das trevas é construído sobre mentiras, segredos e escuridão. Ele exige a ausência de luz para que sobreviva. Portanto, apesar de toda a aparência de poder, o reino das trevas é estruturalmente muito fraco. Se você acender a luz, as baratas correrão para debaixo da geladeira.

Um bom exemplo disso foi o rei Davi e seu pecado de adultério:

“Você pecou escondido, em segredo, mas eu farei com que isso aconteça em plena luz do dia, para todo o povo de Israel ver.” (2Sm 12.12).

O PECADO CRESCE NAS TREVAS

Jó 24:13,15,17 (RA) Os perversos são inimigos da luz, não conhecem os seus caminhos, nem permanecem nas suas veredas… Aguardam o crepúsculo os olhos do adúltero; este disse consigo: ninguém me reconhecerá; e cobre o rosto… Pois a manhã para todos eles é como sombra de morte; mas os terrores da noite lhes são familiares.

Isaías 29:15-16 (RA) Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor, e as suas próprias obras fazem as escuras, e dizem Quem nos vê? Quem nos conhece? Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe.

Isaías 28:15 (RA) Porquanto dizeis: … não chegará a nós porque por refúgio temos a mentira, e debaixo da falsidade nos temos escondido.

Salmo 139:7,11-12 (RA) Para onde me ausentarei do teu ESPÍRITO? Para onde fugirei da tua face? Se eu digo: As trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite… as trevas e a luz são a mesma coisa.

Jeremias 23:24 (RA) Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor; porventura não encho eu os céus e a terra? Diz o Senhor.

Jeremias 16:17 (RA) Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; ninguém se esconde diante de mim, nem se encobre a sua iniqüidade aos meus olhos.

A LUZ COMO JUIZ

A mesma luz que faz uma planta crescer, endurece o barro. A luz é a mesma, mas as conseqüências são completamente diferentes.

João 3:19-21 (Phi) “O julgamento é este: a luz veio ao mundo e os homens preferiram as trevas ao invés da luz porque suas obras eram más. Todo aquele que pratica o mal odeia a luz e se mantém longe dela, pois tem medo que suas obras sejam expostas. Mas todo aquele que pratica a verdade aproxima-se da luz para que fique claro que tudo o que ele faz é feito em Deus.

SEGREDOS SÃO TEMPORÁRIOS; VOCÊ PODE CONTAR COM A LUZ

Mateus 10:26-27 (NVI) “Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido. O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados.

Marcos 4:22 (Jer) “Pois nada está oculto, senão para ser divulgado; e nada mantido em secreto, senão para ser trazido à luz”.

O QUE A LUZ ILUMINA?

Salmo 90:8 (RA) Diante de ti pusestes as nossas iniqüidades, e sob a luz do teu rosto os nossos pecados ocultos.

Jó 12:22 (RA) Das trevas manifesta coisas profundas, e traz à luz a densa escuridade.

Jó 28:11 (RA) … e traz à luz o que está escondido.

Daniel 2:22 (RA) Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.

1 Cor. 4:5 (Phi) … Ele trará a luz do dia tudo o que no presente está escondido nas trevas, e ele exporá os desígnios ocultos do coração dos homens.

TROPEÇANDO NAS TREVAS?

Imagine-se em uma sala escura. Na sala há esculturas grotescas, objetos pontiagudos pendurados no teto, montanhas de sujeira no chão e móveis velhos nos quais você pode tropeçar. No escuro é impossível imaginar que há algo de errado com esta sala. Contudo, a luz revelaria que na verdade esta sala é horrível; e então não poderíamos fingir! A dor que sentiríamos não seria melhor para os nossos “olhos” quando a luz fosse acesa, do que a dor que sentiríamos se tropeçássemos? Se a luz estivesse acesa tudo seria exposto; poderíamos andar pela sala sem acidentes; a sala poderia ser limpa; e poderíamos até encontrar coisas bonitas e de valor lá, que poderíamos apreciar e usar. Se a luz é acesa, nós a apreciamos ou corremos para “apagá-lá”? Nós a aceitamos, mesmo que nos faça sofrer?

Isaías 59:9-10 (RA) Por isso está longe de nós o juízo e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que há só trevas; pelo resplendor, mas andamos na escuridão. Apalpamos as paredes como cegos, sim, como os que não tem olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e entre os robustos somos como mortos.

Jó 12:25 (RA) Nas trevas andam as apalpadelas, sem terem luz, e os faz cambalear como ébrios.

João 12:46 (NVI) Eu [JESUS] vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

João 11:9-10 (RA) Respondeu JESUS: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.

Hebreus 4:12-13 (Phi) Porque a palavra que Deus fala é viva e ativa; corta mais agudamente do que qualquer espada de dois gumes; penetra o lugar onde a alma e o espírito se encontram, até às intimidades mais profundas do ser humano; examina os próprios pensamentos e motivações do coração do homem. Nenhuma criatura pode se esconder da vista de Deus; tudo esta nu e exposto diante dos olhos daquele a quem teremos que encarar.

João 12:35 (NVI) Disse-lhes então JESUS: “Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não os surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo.

Salmo 32:5 (RA) Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.

1 João 2:9-11 (Phi) Aquele que declara estar “na luz” mas odeia seu irmão continua, de fato, em completa escuridão. O homem que ama seu irmão e vive na luz, não tem razão alguma para tropeçar. Mas o homem que odeia seu irmão tem seu acesso à luz bloqueado e procura as apalpadelas seu caminho no escuro sem saber para onde ir, pois a escuridão o tornou cego.

A PRIMEIRA OBRA DO ESPÍRITO SANTO

João 16:7-9, 12-13 (Phi) “… pois se eu não fosse embora, o Ajudador divino não poderia vir a vocês. Mas se eu for, eu o mandarei para vocês. Quando ele vier, convencerá o mundo do significado do pecado, da verdadeira bondade, e do juízo. Ele exporá o pecado deles, porque eles não creram em mim”. … “Eu tenho muito mais para dizer a vocês, mas agora vocês não o podem suportar. Contudo, quando aquele sobre o qual eu falei vier - o ESPÍRITO da verdade - ele guiará vocês a toda verdade…”

Salmo 69:5 Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice, e as minhas culpas não te são ocultas.

Quando um alcóolatra admite que tem problemas com bebidas, metade do problema é resolvido. O resto é alcançado através de grupos de ajuda, como Alcoólatras Anônimos. O alcóolatra tem que encarar seus companheiros e encarar seu comportamento de frente. Para todos nós a única cura é nos movermos e nos mantermos na luz. Na luz experimentamos perdão, amor, cura e comunhão. Rejeitar a luz é o mesmo que rejeitar a Deus.

1 João 1:5-10 (Phi) Aqui está, então, a mensagem que Dele ouvimos, e agora proclamamos a vocês: DEUS É LUZ e nenhuma sombra de escuridão pode existir nele. Conseqüentemente, se dissermos que temos comunhão com ele e continuarmos vivendo em trevas, estaremos tanto falando como vivendo uma mentira. Mas, se realmente estamos vivendo na luz na qual ele existe eternamente, teremos verdadeira comunhão uns com os outros, e o sangue que seu filho JESUS derramou por nós nos mantém purificados de todo pecado. Se nos recusarmos a admitir que somos pecadores, estaremos vivendo em um mundo de ilusão e a verdade se tornará uma estranha para nós. Mas, se admitirmos livremente que pecamos, veremos que ele é digno de confiança e justo - ele perdoa nossos pecados e nos faz totalmente limpos de tudo que é mau. Pois, se dissermos que “não pecamos”, o fazemos um mentiroso e nos desligamos do que ele tem a dizer a nosso respeito.

Tiago 5:16 (Phi) Vocês deveriam adquirir o hábito de admitir seus pecados uns aos outros, e orar uns pelos outros, para que vocês sejam curados.

A tentação é a de rejeitar a dor na consciência, a dor que sentimos quando encaramos nossos pecados e imperfeições. Parece melhor agüentar dor do pecado e evitar a luz - a luz da bondade que nos mostra como somos, a luz do escrutínio que nos expõe, a luz da verdade que penetra o nosso engano.

Portanto, confessemos nossos pecados em secreto a Deus, e peçamos o Seu perdão. E ele nos perdoará; mas provavelmente nós continuaremos a pecar e nos encontraremos envolvidos com o círculo vicioso do pecado. Precisamos mais do que perdão, precisamos de cura. A palavra de Deus é mais clara do que queremos encarar:

Tiago 5:16 (RA) Confessai, pois os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados…

Tiago 5:16 (Wey) … para que sejais sarados.

CONFISSÃO É BOM PARA A ALMA?

Se Deus é luz, é melhor que nos acostumemos a Ele. Mas quando nos Dirigirmos para a luz, nossas obras serão expostas. Nós temos que levar o custo em consideração. Ele já sabe, mas agora outros também saberão.

Na luz de Deus, o orgulho se derrete como cera, e o impulso da carne é querer correr para se cobrir. Mas, se resistirmos a tentação de “diminuirmos a luz”, ai sim Deus iluminará as fraquezas nas quais “tropeçamos”. Isto faz parte da “verdade” que “nos libertará”.

Salmo 51:5-6, 16-17 (RA) [Davi] Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que tu comprazes na verdade no íntimo, e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria… Pois não te comprazes em sacrifícios, do contrário eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito não o desprezarás, ó Deus…

Prov. 28:13 (RA) O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

VIVENDO NA LUZ

Lucas 18:13-15 (NVI) “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou um pecador’. Eu lhes digo que este homem… foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

Atos 19:18 (NVI) Muitos dos que creram vinham, e confessavam e declaravam abertamente suas más obras.

1 Timóteo 5:20 (NVI) Os [presbíteros] que pecarem deverão ser repreendidos em público, para que os demais também temam.

Rom. 13:12 (BLH) A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas para lutarmos na luz.

NÓS PERTENCEMOS AO DIA

1 Tessalonicenses 5:5-8 (NVI) Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios; pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.

Salmo 119:105 (RA) Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos.

2 Coríntios 4:2-6 (NVI) Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos;… Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para nos dar a luz do conhecimento da glória de Deus na face de CRISTO.

SEJA LUZ

Efésios 5:8-14 (Phi) Outrora vocês eram “trevas” mas agora, como cristãos, vocês são “luz”. Vivam, pois, como filhos da luz. A luz produz no homem tudo o que é bom, justo e verdadeiro. Deixem suas vidas serem provas vivas das coisas que agradam a Deus. Afastem-se das atividades infrutíferas das trevas; deixe a vida de vocês expor sua futilidade. (Vocês sabem a que tipo de coisas estou me referindo - detalhar seus feitos secretos é muito vergonhoso para ser mencionado). Pois a luz é capaz de mostrar todas as coisas como elas realmente são. É até possível que a luz transforme em luz as coisas sobre as quais é refletida.

2 Samuel 22:29 (RA) Tu, Senhor, és a minha lâmpada; o SENHOR derrama luz nas minhas trevas.

Salmo 27:1 (RA) O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?

Mateus 5:14-15 (Phi) “Vocês são a luz do mundo - é impossível esconder uma cidade construída no topo de um monte. Os homens não acendem uma lâmpada e a colocam debaixo de um balde. Eles a colocam num velador e todos que estão na casa são iluminados”.

Prov. 4:18-19 (RA) Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos perversos é como a escuridão: nem sabem eles em que tropeçam.

João 8:12 (NVI) …”Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

João 1:15 (Phi) A luz continua brilhando nas trevas e as trevas nunca a compreenderam.

Daniel 12:3 (RA) Os que forem sábios, pois, resplandecerão, como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, serão como as estrelas sempre e eternamente.

Reproduza a tabela da página ao lado e, após discorrer sobre o primeiro tópico da lição que versa sobre Cristologia, introduza os tópicos 2, 3 e 4 usando a tabela a seguir.

A LUZ E AS TREVAS

“Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o Senhor, e a sua glória se vê sobre ti” (Is 60.1-2).

A palavra “luz” é destacada pelo profeta Isaías. O que é a “luz”? Todos sabemos que a luz é a ausência de trevas, mas devemos entender que a questão aqui é a separação entre a luz e as trevas. Lemos já no início da Bíblia: “…e (Deus) fez separação entre a luz e as trevas” (Gn 1.4b). Deus não eliminou as trevas, Ele as separou da luz. Portanto, uma segunda palavra-chave que devemos lembrar é “separação”.

A vinda de JESUS significa exatamente isso: separação! Ou você crê e aceita que JESUS CRISTO veio em carne, viveu uma vida sem pecado e sacrificou a si mesmo, derramando Seu sangue na cruz do Calvário pelos seus pecados, e que assim você tornou-se um filho da luz; ou você rejeita essa verdade eterna e continua sendo um filho das trevas.

O versículo inicial não diz apenas “eis que as trevas cobrem a terra”, mas prossegue: “e a escuridão, os povos”. Essa é a realidade em nosso mundo. Por exemplo, dificilmente podemos imaginar a terrível escuridão em que viviam os terroristas-suicidas islâmicos que seqüestraram os aviões de passageiros no dia 11 de setembro de 2001 e os lançaram contra edifícios ocupados por milhares de pessoas inocentes. Por que eles fizeram isso? Sem dúvida, eles estavam convencidos de que seu ato era justificado; para eles, essa era a coisa certa a fazer. Eles criam firmemente que, no momento da morte, seriam trasladados para a glória do paraíso. Entretanto, tal convicção religiosa não é baseada na verdade; ela tem seu fundamento na imaginação do coração maligno dos homens seduzidos pelas “trevas”.

As Escrituras, entretanto, não dizem que apenas as pessoas que cometem tais crimes horrendos vivem nas trevas, pois lemos: “…a escuridão [cobre] os povos”. Isso significa que todos os povos do mundo vivem em trevas.

A escuridão é algo terrível, porque ela impede que vejamos qualquer coisa. Por exemplo, se você entrar no porão de uma casa ou em outro lugar escuro durante a noite, sem dispor de uma luz, correrá sério perigo de se machucar. É isso que a Bíblia nos comunica: todas as pessoas na terra estão em sério perigo, não apenas em sua vida presente, mas também quanto à eternidade. Portanto, é extremamente importante que você se chegue à luz.

Quando JESUS, a luz do mundo, o Verbo (a Palavra) de Deus, fez-se carne e habitou entre nós, Ele ofereceu a luz a todos, dizendo: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8.12). João, porém, declarou: “E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (Jo 1.5, Ed. Revista e Corrigida). Por que as trevas não a compreendem? Encontramos a resposta para essa importante questão em João 3.19-20: “O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras”.

O nascimento de CRISTO somente pode tornar-se efetivo em sua vida, se você sair das trevas e vier para a luz.

As palavras de Isaías 60.1-2 são dirigidas a Israel. A luz era e é JESUS CRISTO, o Filho de Deus, o Messias de Israel e Salvador do mundo. A oferta da luz e da separação foi feita inicialmente aos judeus. Ela era destinada a Israel, que, entretanto, rejeitou a JESUS. Assim, Ele voltou-se para os gentios. Isso torna-se bem evidente no versículo 3: “As nações (os gentios) se encaminham para a tua luz…” Portanto, as palavras do versículo 2b ainda aguardam seu cumprimento final: “mas sobre ti (Israel) aparece resplendente o Senhor, e a sua glória se vê sobre ti”. Isso ainda não ocorreu com Israel, de modo que deverá cumprir-se no futuro. Em CRISTO, Arno Froese (http://www.chamada.com.br)

RESUMO DA LIÇÃO DA REVISTA DA CPAD

JESUS, A LUZ DO CRENTE - 3º TRIMESTRE DE 2009

INTRODUÇÃO

Os cristãos compartilham da natureza divina, tão logo

se tornam filhos do Altíssimo (Jo 1.12,13)

I. JESUS, O FILHO DE DEUS

1. JESUS, o Filho de Deus.

2. Os pilares da doutrina cristã proclamados por João.

II.JESUS É A LUZ

1. Deus é luz.

2. JESUS, a luz do mundo.

IlI. AS TREVAS OPÕEM-SE Á LUZ

1. A origem das trevas do pecado.

2. Outros usos da expressão trevas.

IV. VIVENDO COMO FILHOS DA LUZ

1. Filhos da luz.

2. A luz está intimamente ligada à vida.

CONCLUSÃO

JESUS é a Luz do mundo, por Ele fomos feitos filhos da Luz.

RESUMO RÁPIDO

I. JESUS, O FILHO DE DEUS

Somos chamados de filhos da luz pela Palavra de DEUS.

1. JESUS, o Filho de Deus.

JESUS é ao mesmo tempo 100%homem e 100% DEUS.

Tanto quem nega a humanidade de CRISTO, como quem nega a divindade de CRISTO comete heresia e está sendo usado por um espírito do Anticristo.

Só chegamos a DEUS PAI através de seu filho JESUS, pois, é ELE que nos purifica de todo pecado pelo seu sangue remidor, ELE também nos ajuda como intercessor diante do PAI exercendo o papel de advogado.

2. Os pilares da doutrina cristã proclamados por João.

A única forma de ser salvo e ter comunhão com DEUS é crendo que JESUS CRISTO é filho de DEUS e que o mesmo morreu em nosso lugar e ressuscitou, vencendo a morte, o pecado e Satanás.

II. JESUS É A LUZ

João e Pedro viram JESUS em seu ministério terreno, viram-NO em sua glória na transfiguração, viram-NO morto e viram-NO ressuscitado (No caso de João - também o viu morrendo na cruz); portanto, como homens de ótima índole, são testemunhas mais do que suficientes de JESUS como homem e como DEUS.

1. Deus é luz.

m meio a um tempo de trevas espirituais - 400 anos sem profeta e sem deus falar ao povo de Israel, num tempo de seca espiritual brota uma raiz em meio ao deserto, uma luz raia no fim do túneo - nasce JESUS, o salvador.

2. JESUS, a luz do mundo.

Na região da Galiléia onde estava tanto Nazaré, onde JESUS viveu sua infância, quanto Cafarnaum, às margens do Mar da Galiléia, JESUS brilhou com o resplendor de DEUS, era a manifestação da vida entre os homens que estavam mortos para DEUS em seu delitos e pecados, viviam na mais completa escuridão das coisas de DEUS.

IlI. AS TREVAS OPÕEM-SE Á LUZ

“O mundo jaz no maligno”. As trevas têm impedido os homens de conhecerem a verdadeira luz - A bíblia afirma que os homens só não enxergam a luz porque amam mais as trevas.

1. A origem das trevas do pecado.

” O pecado entrou no mundo por um homem, Adão” A mulher foi enganada, mas Adão não, ele comeu do fruto proibido. Quantas vezes o homem tem escolhido comer do fruto proibido. O proibido á mais atrativo! O proibido traz sucesso político e financeiro! Já perguntava Isaías: “Quem deu crédito à nossa pregação?” Quem dá crédito à Palavra de DEUS? Quem dá crédito à salvação conquistada por CRISTO na cruz? A verdade, a justiça, a honestidade, a virgindade, a moral, os bons costumes, tudo isso são qualidades pouco atrativas em mundo de corrupção e engano diabólico.

É preciso tirar esses pobres escravos do reino das trevas e trazê-los para o reino da luz, convertê-los do reino de satanás para o reino de DEUS, o reino da luz.

2. Outros usos da expressão trevas.

Pode referir-se aos anjos que se rebelaram, a Satanás e seu reino, aos homens que se esquecem de DEUS, todos esses serão lançados no lago de fogo e enxofre, para sofrerem eternamente. Não é o desejo de DEUS que isso ocorra, pois esse lago foi criado para Satanás e seus demônios (anjos caídos que se rebelaram contra DEUS).

IV. VIVENDO COMO FILHOS DA LUZ

Andar na luz é poder ser visto por todos e poder ser conhecido por todos, tanto pelos nossos atos como pelo nosso vestir, falar e nos comportarmos.

1. Filhos da luz.

Antes de aceitarmos a JESUS como Senhor e Salvador tínhamos a natureza humana e diabólica. Agora, porém, com a vinda do ESPÍRITO SANTO para fazer morada em nós através do novo nascimento possuímos a natureza divina em nós. Passamos a ter a natureza humana e a divina, mas não mais a diabólica.

Nossa nova natureza divina, agora, nos impulsiona para fazer o que agrada a DEUS. Uma vida de novidade vivemos agora, consagrados a DEUS.

2. A luz está intimamente ligada à vida.

Agora, os antes mortos em seus delitos e pecados, estão vivos para DEUS, para a vida em abundância. Estamos unidos a DEUS pelo ESPÍRITO SANTO que em nós fez morada.

CONCLUSÃO

JESUS é a Luz do mundo, por Ele fomos feitos filhos da Luz. ANDEMOS, POIS, NA LUZ.

VEJA A HISTÓRIA-ILUSTRAÇÃO DA CAVERNA E DO SOL:

Há pessoas que negam a realidade de uma experiência de relacionamento com o Criador. Duvidam que alguém possa ser um filho de Deus, porque nunca sentiram isso em sua vida. Um relacionamento com Deus não é uma coisa natural para pessoas não religiosas. Não conseguem entender nem falar sobre o assunto.

Uma antiga fábula para crianças, pode nos ajudar a entender. A caverna e o sol começaram a conversar. Essa caverna como geralmente acontece com todas as cavernas, vivia na escuridão. Mas um dia ela escutou uma voz dizendo: Venha aqui para a luz. Suba e veja o sol brilhando. Não estou entendendo, disse a caverna. Eu acho que não existe nada mais que escuridão. Mas a voz continuou a chamar e então a caverna aventurou-se a subir e ficou deslumbrada com a luz que estava em todos os lugares. Passada a sua admiração, a caverna olhou pra o sol e disse: Agora venha você comigo para conhecer a escuridão. Um belo dia o sol aceitou o convite e desceu junto com a caverna. Então disse para a caverna, me mostra agora a escuridão. Mas a caverna olhou ao redor e não havia nenhuma escuridão para mostrar. Porque a escuridão desaparece com a luz.

A Bíblia fala dos filhos de Deus, e dos filhos do mundo. Os filhos deste mundo não podem compreender o que significa ser filho de Deus, porque a única forma de saber é se tornar um filho de Deus.

É como sair da escuridão das trevas para a luz, de uma caverna para o brilho maravilhoso do sol.

CRISTO é a luz, a Luz do mundo. “Nele não há treva nenhuma.” I João 1:5. A Bíblia diz que a humanidade pecou, isto é: transgrediu a Lei de Deus. Rm 3:23

A Bíblia também diz que os justos entrarão na cidade de Deus. Então surge a pergunta: Quando um pecador se torna justo aos olhos de Deus? É o ESPÍRITO SANTO que aquece a pessoa com o desejo de justiça e ódio ao pecado. “Porque todos os que são guiados pelo ESPÍRITO de Deus, são filhos de Deus.” Romanos 8:14

Só Ele pode trazer paz ao coração e terminar com o estado de guerra não resolvido em nossa vida. “Portanto sendo justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor JESUS CRISTO.” Romanos 5:1

A justiça de Deus nos é oferecida com base na fé, a todo o que crê. Esse exercício de fé faz da pessoa um filho de Deus, porque o apostolo Paulo afirma: “Vocês são filhos de Deus pela fé em CRISTO JESUS.” Gálatas 3:26

Portanto todo aquele cujos pecados são perdoados, imediatamente e feito filho de Deus e se torna herdeiro dEle.

Mas lembre-se disto: Não e pela nossa bondade que Deus nos ama, mas sim por causa da nossa necessidade e daquilo que Deus pode e quer fazer por nós. Deus não nos adota porque somos bons, mas porque quer tornar-nos bons.

Porque Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou. Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com CRISTO (pela graça sois salvos).

E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em CRISTO JESUS; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em CRISTO JESUS. Efésios 2:4-7.

Esta passagem da Palavra de Deus, mostra que Deus nos amou enquanto nos estávamos mortos em pecado, quando nada podíamos fazer por nos mesmos. Ele nos dá o Seu ESPÍRITO para nos tornar vivos em CRISTO, e pelo mesmo ESPÍRITO somos adotados na família celestial e nos tornamos novas criaturas em CRISTO. Somos nascidos de novo para as boas obras que Deus ordenou.

Mas alguém poderá dizer: Com certeza Deus não poderia fazer isso comigo, tornar-me um dos Seus filhos! Por que não? Você foi criado a Sua imagem. Mas afastou-se dele e a imagem ficou distorcida.

Você se tornou um pecador e rebelou-se contra Ele. Mas Deus diz que se você acredita em Sua Palavra, nascerá de novo, será mudado e adotado na família celestial. Já não é mais a sua condição de perdido que conta, porém o que se tornará através da redenção de CRISTO. Deus vê você como será na glória do Seu Redentor.

Deus tem poder para transformar. Ele é quem fez do barro safira, da areia a opala, da água o cristal, da fuligem o diamante. É o milagre da graça de Deus que transforma o pecador em um cristão. A psicologia, a filosofia , qualquer escola de pensamento ou mesmo a ciência não poderá compreender essa mudança radical tão maravilhosa!

Amigo, você duvida que esse poder esteja trabalhando por você? Será que o Senhor vai lhe receber? Eu lhe pergunto: Quando você vai ao supermercado não aceita as mercadorias que acabou de comprar? É claro que sim, porque elas foram pagas. Quanto a você meu amigo, lembre-se que CRISTO o comprou lá no Calvário.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” I Coríntios 6:19-2O

Meu filho, se você acha que não merece o preço que foi pago, escute o que o livro de Romanos tem a lhe dizer: “Porque CRISTO, estando nós fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que CRISTO morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Rm 5:6,8. Por isso não tenha mais dúvida pensando que não e digno de receber essa graça. Se você fosse digno, a glória de Deus não seria engrandecida. Aí esta a grandeza do amor de Deus que oferece a salvação pela graça sem merecermos e nos torna Seus filhos.

Em uma das lindas florestas perto de Paris, um artista francês estava concentrado na pintura de uma importante tela. Um grupo de crianças foi se aproximando vagarosamente e observavam em silêncio. Finalmente foram se agrupando e começaram a conversar.

Um dos garotos, naturalmente o escolhido para ser o porta-voz, aproximou-se do artista e ficou esperando em silêncio respeitoso. “Que posso fazer pôr você?” perguntou o artista. “Pôr favor, nós gostaríamos de saber se o senhor poderia nos colocar em seu quadro.”

Quando Deus elaborou o Seu grande plano para a salvação da humanidade, Ele pôs cada filho de Adão e Eva dentro do quadro. Ninguém ficou excluído, nem você nem eu. Que maravilha nós sermos filhos de Deus. Basta aceitar esse glorioso momento. Filho, venha para o amor do Pai e Ele o receberá de braços abertos!

É SÓ ACEITAR O QUE JÁ FOI REALIZADO POR TODOS NÓS - A SALVAÇÃO ATRAVÉS DE JESUS CRISTO.

. http://universobiblico.com.br/assembleia/estudosbiblicos/videosebdnatv.htm (VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE)



0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Pregador do Evangelho Pela Graça do Senhor.

NOS INDIQUE

Uilson no twitter

ACESSOS

 

FAMÍLIA EBD. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com | Distributed by Deluxe Templates