Jovens e Adultos – A Família Cristã no século XXI
Lição 01: Família, Criação de Deus
Professoras e professores, para esta lição e panorâmica do trimestre, apresento as seguintes sugestões:
1 - Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
2 - Em seguida, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
- Tema: A Família Cristã no século XXI – Protegendo seu lar dos ataques do inimigo.
- Capa:
O que vemos? Uma porta, chave na fechadura, chaveiro com desenho de uma Bíblia.
O que isto tem a ver com o tema?
Fechar a porta para os malefícios dos ataques do inimigo contra a família.
Abrir a porta para os benefícios dos valores cristãos para a família, expostos na Palavra de Deus.
- Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima.
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Lições do trimestre - organizem da seguinte forma:
Coloquem, no centro de uma cartolina, uma figura de uma família e depois vocês colem as seguintes expressões ao redor da figura, afirmando que são os temas das lições:
Casamento bíblico e suas bases
Ataques do inimigo
Conflitos
Infidelidade conjugal
Divórcio
Educação dos filhos
Sexualidade
Culto doméstico
EBD
Igreja
Servir a Deus
3 – Agora, trabalhem a lição 01: Família, Criação de Deus
- Apresentem os pontos explanados na lição, buscando sempre a participação dos alunos.
- Depois, utilizem a dinâmica “Família Vigilante”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico
APRENDENDO COM O MESTRE JESUS
Parte II
- O ensino de Jesus transformava vidas
O conteúdo da mensagem de Jesus modificava a vida das pessoas de forma marcante.
“Então Jesus, movido de íntima compaixão tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram.” Mt 20.34
“E, passando, viu Levi sentado na alfândega, e disse-lhe: segue-me. E, levantando-se, o seguiu.” Mc 2.14
O ensino bíblico, transmitido por você, professor, age na vida do seu aluno, quer seja no seu caráter, nas suas atitudes e na sua vida espiritual, através da ação do Espírito Santo.
“Como, pois, recebestes o senhor Jesus Cristo, assim também andai nele.” Cl 2.6
- Jesus: exemplo do que ensinava
Jesus é o modelo de Mestre que o professor da EBD deve ter, pois Ele além de dá ação ao ensino, também nos deu o exemplo de como proceder.
“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim...”Mt 11.29
“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” Jo 13.15
- Jesus adaptava o método à situação
Jesus utilizava métodos diferentes e adequados à situação de aprendizagem. Por exemplo, quando Ele falava às multidões usava o discurso associado a outros meios, como já foi demonstrado anteriormente; e para falar a mulher samaritana, utilizou-se da conversação, do diálogo, pois seria inadequado fazer um discurso para uma só pessoa.
O professor da EBD também deve adequar os recursos e métodos de ensino ao tema a ser estudado, ao tipo de aluno da sua classe e ao ambiente (físico).
- Jesus utilizava linguagem ilustrada e simples
A linguagem utilizada por Jesus, ao comunicar-se com seus ouvintes, era simples e do uso cotidiano daquele povo e recheada de elementos culturais próprios daquelas pessoas (já vimos vários exemplos de figuras reais utilizadas por Jesus).
Sabemos que na classe da EBD há uma diversidade enorme entre os alunos quanto à formação escolar, podemos ter um analfabeto, outro que lê com dificuldade e outros que tiveram oportunidade de progredir nos estudos, chegando até ao curso superior ou de pós-graduação. O professor da EBD deve seguir o exemplo do mestre Jesus, utilizando uma linguagem que seja compreensiva a todos os alunos. Se você utilizar algum vocábulo menos conhecido ou da língua erudita, imediatamente fale outra palavra mais simples e que tenha o mesmo significado da anterior.
Quer saber mais? Aguarde a parte III.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Família Vigilante
Objetivo: Refletir sobre a vigilância que os membros da família devem ter contra os ataques do inimigo.
Material:
Nomes digitados: Pombos, Pardais e Gatos
Duas chaves
Procedimento:
- Distribuam para os alunos as palavras: Pombos, Pardais e Gatos.
A quantidade deve ser de forma que formem grupos de mesmo número de pessoas, se possível.
- Depois, peçam para que os alunos formem grupos de mesma espécie, isto é, 01 grupo de pombos, 01 grupo de pardais e 01 grupo de gatos.
- Falem: Vocês formaram agora 03 famílias. Mas, lembrem-se que os gatos são predadores das aves. Eles vão tentar atacar a família de vocês.
Nesse momento, a família dos gatos deve atacar as duas famílias, tentando retirar elementos do grupo, desfazendo assim o grupo familiar.
- Falem: Esta representação nos leva também a pensar e agir sobre nossas famílias.
- Perguntem: Mas, o que deve fazer cada família de aves para não sofrer os ataques do inimigo?
Aguardem as respostas.
Os gatos deverão novamente atacar as famílias das aves, mas as famílias devem se defender dos ataques dos gatos.
- Falem: Deus criou a família, mas houve uma investida do inimigo contra ela, que foi consumada através da desobediência do casal. Dessa forma, abriu-se a porta para os problemas e o distanciamento de Deus.
- Falem ainda: Mas, mesmo sendo atacada a primeira família, outras famílias também são atacadas, mas podem ser vitoriosas, quando fecham suas portas e brechas para os ataques do inimigo e abrem suas portas para os benefícios da comunhão com Deus e obediência, com vigilância e oração.
- Distribuam uma chave para a família dos pombos e pardais e falem: A chave está nas mãos de cada família.
- Perguntem: O que pode então fazer cada família para não sofrer os ataques do inimigo?
Aguardem as respostas.
- Para finalizar, façam uma oração pelas famílias dos seus alunos.
Por Sulamita Macedo.
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