Por Sulamita Macêdo
Professoras e professores, para esta lição apresento as seguintes orientações:
1 – Cumprimentem os alunos, perguntem como passaram a semana. Vocês estão fazendo isto? Percebem a importância desse momento?
2 – Iniciem a aula, distribuindo ¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno e peçam para que eles escrevam uma crendice popular e a razão de sua prática, por exemplo: não passar debaixo de escada porque dá azar, não deixar a bolsa no chão, porque o dinheiro “vai embora” etc.
3 – Colem os pedaços de papel numa cartolina, leiam cada um, questionem a finalidade dessas práticas e discutam sobre Misticismo e sua influência na Igreja.
4 – Trabalhem os itens II, III e I, nesta ordem.
5 – Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Separados”.
Dinâmica: Separados
Objetivo: Refletir sobre a conduta do cristão diante das influências mundanas.Material: 01 copo, água, óleo de cozinha, uma colher (kit 01); 01 prato, 02 xícaras de feijão(kit 02); 01 copo com água, 01 colher, iodo ou outro material para tingir(kit 03).
Procedimento:
- Dividam a turma em 03 grupos.
- Distribuam para o grupo 01: kit 01, para o grupo 02: kit 02 e para o grupo 03: kit 03.
- Orientem-os para fazer o procedimento pedido e responder ao questionamento:
Para o grupo 01, fazer a mistura e refletir sobre o que estão vendo. O que isto tem a ver com as atitudes do cristão diante das influências místicas?
Parao 02, fazer o processo da catação do feijão. Como podemos permanecer limpos diante das influências mundanas?
Para o 03, também fazer uma mistura. Estamos nós cristãos sendo a água ou o material que tinge, modificando o ambiente que vivemos?
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