quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Pureza do Movimento Pentecostal



Por Isaque Marinho da Silva
“MAS RECEBEREIS A VIRTUDE DO ESPÍRITO SANTO QUE HÁ DE VIR SOBRE VÓS; E SER-ME-EIS TESTEMUNHAS TANTO EM JERUSALEM COMO EM TODA A JUDÉIA E SAMARIA E ATÉ OS CONFIS DA TERRA” ATOS 1,8
INTRODUÇÃO
Nos últimos dias a palavra ‘MOVIMENTO’ tornou-se tão vulgar que nos preocupa a forma de usá-la isto porque quase todas as igrejas estão usando-a para fazer encher seus templos sem se importar com a qualidade dos crentes. Daí onde preferimos usar o termo: RENOVAÇÃO ESPERITUAL, DESPERTAMENTO PENTECOSTAL, pois assim, o termo me parece ser mais íntimo e mais pessoal do que movimento que reflete um ato onde uma pessoa usando de seus artifícios provoca emoções no auditório fazendo com que estes entram em êxtase e o movimento se torna um barulho passageiro. Isto é um pensamento próprio e vivencial. Porém, em se tratando do termo originário nada obsta que o termo mais correto seja realmente movimento pentecostal. É uma simples observação que fazemos sobre este termo “movimento pentecostal”
, O comentarista da lição nos mostra os fatores que sofrem ataques sobre o movimento pentecostal: falta de conhecimento bíblico acerca da doutrina paractológica ou peneumatologia; ignorância sobre a origem do maior avivamento da história e acrescento outro fator, a distorção feita por neopetecostais sobre a doutrina do Espírito Santo; e ainda temos daqueles que usam esta doutrina para se auto promoverem.
Não crer na vinda do Espírito Santo é mesmo que não crer na vinda de Jesus isto porque foi o próprio Jesus que disse te mandarei outro consolador. Ora se Jesus fala em outro consolador e fala do Espírito Santo não há como distorcer a palavra e não acreditar nas palavras de Cristo ou até não crer que cristo veio a terra e usar o poder pentecostal para se promover é se alto condenar, pois de Deus não se zomba.
ORIGEM DO PENTECOSTE JUDAICO
Permita-me, caros leitores, alterara ordem exposta pelo comentarista, pois assim fica mais fácil de entendermos o que é pentecoste; começando no período mosaico, seguindo ao período da graça até chegarmos aos nossos dias. Com isto teremos um breve relato da origem das duas formas de pentecoste. Um segundo a lei o outro no período da graça após cumprir a promessa de Cristo.
Conforme nos afirma Champlin “O termo pentecoste é uma designação Greco – helenista para a festa hebraica das semanas , cuja instituição é descrita em Levi. 23, 15-21…”.
Três grandes festas eram anuais eram celebradas no ano pelos judeus: a Festa dos Pães Asmos que veio a integrar a páscoa, a Festa dos Tabernáculo e a Festa das Semanas Deut. 16,16
A Festa das Semanas era também conhecida como Festa das Primícias ou Festas das Colheitas. Era quando se realizavam se lançava a primeira foice nos frutos para realiza as primeiras colheitas dos primeiros frutos. Destes frutos dez por cento (dízimo) eram consagrados ao Senhor e deles também participavam os levitas. Isto era a forma de agradecer o Senhor boa colheita. Deut 16,10e11 e Lev. 23,10, 11.
É importante observar que a festa das semanas estava ligada a dois eventos importantes: a colheita das cevadas que estavam associadas a páscoa, o trigo que se assemelhava ao pentecoste que era uma espécie de santificação de todo o período da colheita; páscoa e pentecoste. Lev. 23, 19 a 21
ORIGEM DO PENTECOSTE CRISTÃO
O pentecoste no período do judaísmo escrito por Moises nada mais era do que sobra das coisas futuras conforme escreveu o escritor aos Hebreus no cap. 10, l
No período profético o profeta Joel vaticinara que nos Deus nos últimos dias derramaria do seu espírito…, Joel 2, 28, O mesmo aconteceu a posteriori, como Cristo prometera o consolador, ordenando que todos ficassem em Jerusalém até que do ato fossem revestido de Poder.
Com isso o verdadeiro pentecostalismo estava para acontecer. Um movimento sem impureza de pensamentos teológicos, de deturpação, sem ambições de usá-lo para encher as igrejas com invenções e formas antibíblicas onde opera mais a emoção do que a unção, mas um movimento santo vindo do céus mandado por Deus como disse Jesus em João 14, 16 e 17 cuja finalidade é: consolar, ensinar, exortar convencer o mundo do pecado, cujo objetivo do movimento é evangelizar e ganhar almas.
Seu ponto de partida se deu em Jerusalém onde se encontravam quase 120 almas reunidas esperando a manifestação do poder do Espírito Santo conforme Atos 2. 1-4
Estavam todos reunidos no mesmo lugar quando se cumpriu o dia do pentecoste. Sabiam eles que Jesus não era um Rei terreno Atos 1, 6 sabiam também que haveriam de esperar o Espírito Santo atos 1,4, .
O movimento pentecostal foi algo certo e indubitável, pois era promessa de Jesus. Mas para que acontecesse com eles era necessário primarem de dois elementos fundamentais: primeiro que os discípulos ficassem reunidos e esperassem em Jerusalém; Atos 1, 4; 5. O lugar era Jerusalém. Não Nazaré nem Belém etc., mas Jerusalém. Segundo que eles esperassem. Se esperassem por dois dias e abandonassem o local não receberiam o poder. O segredo do movimento pentecostal é esperar. Não importa se o inimigo diz que ele não vem, isso é falácia, não devemos dar ouvido, pois “maior é o que está conosco…”.
Contando a celebração da última páscoa onde Jesus disse “discípulo desejei muito comer convoco esta páscoa” Lucas 22,15, até a sua morte e ressurreição passaram-se quarenta dias Atos 1, 3. Com mais dez dias aproximadamente que eles esperaram a descida do Espírito Santo, cumpriu-se o dia do pentecoste Atos 2. 1. Com estes eventos surge o movimento pentecostal no período da graça.
O pentecoste no período da graça inaugura-se uma nova era da presença do Espírito Santo em nossas vidas, pois agora ele age diretamente toma posse de nosso ser e vive conosco desde que permitamos.
Jesus cumpriu o que ele prometeu. Ele é fiel. Os discípulos receberam a presença e a vivência do Espírito Santo, depende somente do nosso querer.
A diferença entre antes e depois da descida do Espírito santo é que antes os discípulos seguiam a Jesus crendo nos seus sinais e acreditando que ele seria o rei que iria libertá-los do julgo de romano. Tinham Cristo como seu garantidor, não do ponto de vista espiritual, mas material. Vejamos o que eles perguntaram a Jesus antes dele subir ao Céu; Atos 1.6. Porém, após de recebido a virtude do Espírito Santo eles se apresentaram como testemunhas santas de Jesus, pois este é o objetivo do batismo com o Espírito Santo. Pedro deu o primeiro sinal de testemunha quando após o derramamento do Espírito Santo, pois-se de pé e fez uma pregação onde quase três mil almas.
A TRAJETÓRIA DO PENTECOSTAL
A efusão ou derramamento do Espírito Santo começou com uma profecia vaticinada pelo profeta Joel (Joel 2, 28 -32) cuja profecia mostra que este pentecostalismo tem uma trajetória ad infinita, enquanto estivermos aqui na terra, sem distinção de raça, cor, nacionalidade etc., pois ele diz “sobre toda a carne”. ]
Devemo-nos porem nos atermos a quem pode receber este derramamento de poder. Apesar de Joel ter escrito “toda a carne” só receberá a efusão do Espírito Santo os servos e servas, filhos e filhas de Deus; em outras palavras os que estiverem em comunhão com Deus, os que estiverem em Jerusalém. Quando falamos em Jerusalém não estamos falando da capital de Israel, mas da Jerusalém santa e sim onde cada crente que esteja em comunhão com Deus e possa sentir a sua presença e sobre todos os que crerem que podem receber a efusão do Espírito Santo
A profecia de Joel também não se cumpriu sé em Jerusalém. Ela tem uma trajetória que cada dia se cumpre na vida de quem crê. Quando um crente recebe o batismo com Espírito Santo a profecia está se cumprindo. Esta efusão esteve um período sem aparecer, porém, Deus usou homens para que entendessem que o derramamento do Espírito santo era para nossos dias.
“Nos Estados Unidos, após a Guerra Civil, na segunda metade do século 19, surgiu nas igrejas metodistas dos Estados Unidos um movimento que dava ênfase especial à plena santificação como uma “segunda bênção” ou “segunda obra da graça”, distinta da conversão. Essas igrejas ficaram conhecidas pelo nome holiness” (santidade).
Com o passar do tempo, algumas igrejas holiness passaram a falar no “batismo com o Espírito Santo e com fogo” como sendo uma terceira experiência na vida cristã.
Em 1900, um pregador metodista, Charles Fox Parham, criou um instituto bíblico na cidade de Topeka, no Kansas, na região central dos Estados Unidos. Há cerca de dez anos ele vinha ensinando que a glossolalia – falar em línguas desconhecidas ou estrangeiras – devia acompanhar esse batismo no Espírito Santo. Por algum tempo, ele chegou a acreditar que os crentes receberiam o conhecimento sobrenatural de línguas terrenas para que pudessem rapidamente evangelizar o mundo antes da volta de Cristo. Já havia ocorrido a manifestação de línguas em anos anteriores nos EUA, assim como em outros períodos da história. A novidade na teologia de Parham é que ele foi o primeiro a considerar o “falar em línguas” como a evidência inicial do batismo no Espírito Santo. Foi essa característica que se tornou a marca distintiva do movimento pentecostal.
No dia 31 de dezembro de 1900, Parham e seus alunos realizaram um culto de vigília em seu instituto bíblico para aguardar a chegada do novo século. Uma evangelista de 30 anos, Agnes Ozman, pediu que lhe impusessem as mãos para que ela recebesse o Espírito Santo a fim de ser missionária no exterior. Ela falou em línguas, fenômeno que se repetiu nos dias seguintes com metade das pessoas da escola, inclusive Parham”. www.ebenezer.org.br/escola/Material2006
Esta é uma das provas que o movimento pentecostal não se ateve simplesmente na época dos apóstolos, mas sua ação é contínua.
O pentecostalismo não é uma invenção nem uma teoria teológica ou dogmática, é a realidade de uma profecia que foi dita a anos atrás pelo profeta Joel que teve início no dia do pentecoste em Jerusalém e que se espalha pelo mundo.
Ora com mais ora com menos intensidade, porem, sempre se apresentando e mostrando que é uma realidade. Sua manifestação além de ser real e visível tem respaldo bíblico e não aconteceu com os discípulos de Jesus e depois parou ali, mas ele se repete continuamente.
O pentecostalismo encontra duas barreiras que precisam ser derribadas: uma é a teologia tradicional que afirma que o batismo no Espírito Santo só foi para o tempo dos apóstolos, a outra é o neo pentecostalismo onde deturpam a doutrina do pentecoste. A base de um verdadeiro e genuíno pentecostalismo está na bíblia. Tudo o que estiver fora sagradas escrituras é considerada inócua ou sem valor espiritual. Os acontecimentos da casa de Cornélio estavam de acordo com a bíblia, Atos 10, 45-46. Era um acontecimento genuíno, pois da mesma forma que aconteceu com os discípulos aconteceu na casa de Cornélio. O genuíno pentecostalismo não depende de movimento do pregador ele acontece simultaneamente e espontaneamente sem necessidade de se mandar o crente falar línguas como somos acostumado vermos nos cultos de movimentos onde o pregador se apresenta como um pop star faz um movimento e quando termina a reunião os crentes estão do mesmo jeito que entrou nas igrejas. O pentecostalismo genuíno é aquele que promove na igreja renovação espiritual, alegria e desejo de anunciar o evangelho de Cristo.
O VERDADEIRO PENTECOSTALISMO
O comentarista da lição enfoca os elementos necessários para que a igreja tenha uma característica pentecostal: Ter a bíblia como soberano estatuto; Manter a pureza; Acreditar na atualidade do batismo com Espírito Santo e nos dons espirituais. Alem destes elementos temos a humildade, a renúncia, a perdão e oração.
O movimento pentecostal é um acontecimento sobrenatural e seus efeitos causam admiração em todos tanto que muitos querem pertencer a este movimento, mas de forma qualquer, mas para se chegar ao movimento pentecostal são necessários três processos:
Renovação de mente segundo Paulo escreveu aos Romanos 12. 2; santificação.Romanos 15,16; e por fim aguardar recebimento pentecostal vindo de Deus e jamais movimento produzido pelo homem.
Todos os movimentos pentecostais foram produzidos após um tempo de jejum, oração, santificação espera. Nunca aconteceram movimentos espirituais ou pentecostais causado simplesmente porque o pregador mandou erguer as mãos, dar glória a Deus ou até falar línguas estranhas, alias hoje em dia os pregadores se envergonhas de pronunciarem esta palavra ‘línguas estranhas” eles dizem “falar em mistério” fato que contradiz a bíblia, pois não encontramos este dizer. O que Paulo ensinou em 1º Corintos 13. 2 ele diz em “ falar de mistério”. Veja que já começam com estes ensinamentos deturpando o movimento pentecostal levando para outros ensinamentos. Devemos falar o que está na bíblia “se alguém falar fale segundo a palavra…” O verdadeiro pentecoste tem seu preço e é muito alto. Pedro quando orou e os irmãos foram batizados e falaram em línguas estranhas, Simão ofereceu dinheiro para comprar o dom que o Apóstolo Pedro tinha, veja a resposta em Atos 8 17 a 22.
Para termos uma melhor noção da pureza do movimento pentecostal é necessário fazermos breve relato das várias correntes do pentecostalismo e assim tirarmos nossas próprias conclusões.
O movimento pentecostal divide-se em pentecoste moderno ou simplesmente pentecoste, neopentecoste e carismáticos. O pentecoste moderno ou clássico é o movimento pentecostal nasceu na Rua Azussa em Los Anjeles conforme já exposto acima onde nasceu a Igreja Assembléia de Deus no Brasil em 1910 representada por Daniel Berg e Gunnar Vingre e a Igreja Congregação Cristã no Brasil em 1909.
Surge depois os neopetecostais representados pela doutrina doutrina da prosperidade onde o afirma que o crente não pode ter doença, ser pobre, e nem podem ter sofrimento. Desta doutrina nasceu a igreja Universal do Reino a igreja Renascer em Cristo a Igreja e outras mais..
E por fim os carismáticos originados dos católicos onde tem como doutrina a possibilidade deles receber o batismo no Espírito Santo e falarem línguas Estranhas.
Nesta ordem e nesta demonstração rápida cada leitor pode tirar suas próprias conclusões do que é movimento pentecostal puro. Aqueles que estiverem de acordo com a bíblia este será o verdadeiro MOVIMENTO PENTECOSTAL GINUÍNO.
Presbítero Isaque Marinho da Silva
Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Dourados MS

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Pregador do Evangelho Pela Graça do Senhor.

NOS INDIQUE

Uilson no twitter

ACESSOS

 

FAMÍLIA EBD. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com | Distributed by Deluxe Templates