quarta-feira, 2 de março de 2011

O Evangelho propaga-se entre os Gentios


O Evangelho propaga-se entre os Gentios 


Texto Áureo = “E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.” At 10.45.


Introdução:


Na Lição de numero 8, Com a morte de Estevão, houve uma porta aberta para a propagação do Evangelho, mesmo que ainda os “cristãos” que só foram chamados assim no capitulo 11.26 em Antioquia, não entenderam que foram chamados para pregar o evangelho em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os Confins da terra. Em seguida com a Salvação de Saulo de Tarso na lição de numero 9, Deus abre de vez as portas para o Evangelho aos Gentios, pois até então só existia dois povos: Judeus e Gentios, vindo agora com a vinda de Jesus, desenrolar o mistério de um terceiro povo a Igreja, formada de Judeus e Gentios convertidos ao Cristianismo. Nesta Lição veremos o Evangelho propagar-se entre os Gentios tendo como figuras principais: Pedro e Paulo.


I. Os Gentios no Antigo Testamento.


Gentio: Todo aquele nascido fora da comunidade de Israel, e estranho às alianças que o Senhor Deus estabeleceu com o seu povo. Sob este prisma, até mesmo os hebreus incrédulos são tidos como gentios, e os gentios convertidos podem ser considerados hebreus. Porque, conforme explicou Paulo, judeu é o que aceita os termos dos concertos propostos por Deus (Rm 2.29).


1 – Um novo começo com Noé. Por causa da grande maldade dos homens (Gn 6.5,11) Deus resolveu destruir todos os seres vivos(6.13), exceto o Justo Noé e sua família (6.9,18). Quando Noé e sua família saíram da arca após um ano e dez dias, ele construiu um altar e ofereceu sacrifícios a Deus (8.14-20) Deus abençoou Noé e sua família (9.1) Por intermédio dos filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé vieram às nações com suas respectivas geografias. Infelizmente, a humanidade porfiou em desobedecer a Deus (Gn 11.1-9). Foi aí que em meio a essa decadência moral, Deus santifica um descendente de Sem, Abraão, para que dele uma nova nação fosse formada (Gn12.1-3).


2 – A exclusividade dos descendentes de Abraão. Ao chamar Abraão, o Senhor dá início à história de Israel (Gn 12.1-3). Seu propósito à nação Judaica era torná-la uma propriedade peculiar, um reino sacerdotal e um povo Santo. “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel” (Ex. 19.5,6). Estava formado o início do povo Judeu.


Obs: Muitas coisas ainda estavam para acontecer, pois para que este povo fosse exclusivo precisava de um preparo especial, que só Deus sabe o padrão que eles deveriam alcançar por isso a provação no deserto que foi uma verdadeira escola para o povo, o cativeiro etc. A partir de então todas as demais nações passaram a ser conhecidas como Gentios.


II – Os Gentios em o Novo Testamento.


Deus ao escolher um povo para que seja modelo para as demais nações, não estava amando mais uma do que a outra, pelo contrário com esse gesto estava dizendo que a Salvação vinha dos Judeus, mas que não estava restrita a este povo, conforme Jo 3.16. Quando lemos Jo 1.11 e 12 vemos: “Veio para o que era seu, e os seus (judeus) não o receberam. Mas, a todos (Gentios e Judeus) quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus (igreja), aos que crêem no seu nome.



1. Nos Evangelhos.


Há varias referencias aos gentios (Mt 6.7, 32) “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos”. “(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas” (Mc 10.33) “Dizendo: Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios”. Não eram vistos como boas companhias, mas como impuros, indignos, pecadores por isso os escribas e fariseus fecharam o coração para a mensagem de Jesus. (Mc 2.16) “E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores”?


2. Nos Atos dos Apóstolos.


“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.(At 1.8). Este versículo estabelece a obrigatoriedade de se pregar aos judeus (Jerusalém), mas não ficar restrito a eles, mas ir além das fronteiras de Israel, a todas as gentes (mundo). Só após a conversão de Paulo, é que se declara aberta e enfaticamente a evangelização das nações. (At 13.44-48) “E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.


Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios. Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra. E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna”. Havia ainda uma resistência por parte dos apóstolos em expandir o evangelho aos Gentios, porém as portas foram abertas para quebrar essa barreira, quando o Evangelho chegou a casa de Cornélio e ele e toda a sua família, receberam o batismo com o Espírito Santo. Pedro e os demais apóstolos convenceram-se de que Deus concedera a Salvação aos Gentios.


Em Atos 8.26-40 Filipe não restringiu-se apenas a Samaria, mas impulsionado pelo Espírito Santo foi até uma estrada no deserto, onde encontrou um etíope que voltava para casa depois de visitar Jerusalém. Filipe teve a oportunidade de explicar-lhe um texto bíblico, testemunhou-lhe de Jesus e batizou-o. A Etiópia fica no continente Africano, muito longe de Jerusalém, mas já tinha um salvo naquele continente. Glória a Deus.


3. Missão e Salvação entre os Gentios.


Se Pedro, com o evangelho da circuncisão (Diz respeito aos Judeus, Aliança feita com Abraão, através do qual o individuo fica apto a fazer parte do povo de Deus), é proeminente nos capítulos de 1 a 12 de Atos, nos capítulos de 13 a 28, destaca-se Paulo com o evangelho da incircuncisão (Diz respeito aos Gentios). O Apóstolo Paulo em seus ensinamentos mostrou que a verdadeira circuncisão não é a externa. Mas a que se pratica no coração (Cl 2.11). Advém esta do verdadeiro arrependimento e da verdadeira fé nos desígnios de Deus. Trata-se porém de um só evangelho – o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Paulo convicto de sua chamada missionária aos Gentios, pregava com ânimo e determinação, não foram poucos os gentios que se converteram ao Senhor e de bom grado ouviram a exposição da graça divina.


III – Judeus e Gentios unidos por Deus mediante a Crusz.


1. A Igreja de Deus.


Essa expressão que Pedro usa “[...] Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome” At 15.14. é muito importante, pois está implícita que Deus tirará dentre os povos um povo seu, zeloso e de boas obras, isso aplica-se também aos Judeus. O assunto principal do capítulo 15 é justamente sobre gentios na igreja. Alguns “judaizantes” que Paulo assim os chamou pois queriam que os gentios que se convertiam ao evangelho de Jesus, cumprisse com toda a lei. Aí entra Pedro com seu Testemunho que foi decisivo para a liberdade do Evangelho entre os Gentios. Tiago o irmão de Jesus e líder da igreja em Jerusalém, ficou com a última palavra. Em termos teológicos, os gentios não seriam impedidos de se tornar cristãos; não se exigiria deles que se submetessem à circuncisão.
De ambos os povos Judeus e Gentios, Deus fez um só povo, derribando a parede de separação que estava no meio, e, pela cruz, reconciliou ambos com Deus em um corpo (Ef 2. 14-16).


A Unidade cristã


A unidade cristã está fundamentada no compromisso de cada cristão com o único Deus. A submissão conjunta a ele resultará em uma igreja unida em adoração, comunhão e serviço. O evangelho de João lembra a igreja de que a unidade era o propósito do Senhor para os seus seguidores (Jô 17.20-23). A oração de Jesus para cada geração de crentes foi “que todos sejam um”(Jo 17.21). Judeus e gentios. Essa unidade mútua deriva da unidade conjunta com o Pai e o filho.


2. Expansão da Igreja entre os Gentios.


Através de suas viagens missionárias, Paulo propagou o evangelho entre os povos e culturas conhecidos naqueles dias (Rm 15.19,20). Em várias regiões, estabeleceu ele igrejas constituídas notadamente por gentios (Rm 16.4).
No Tempo de Paulo, a evangelização tomou um impulso muito grande, no entanto hoje é onde estão os países que mais precisão de ouvir o evangelho, na chamada Janela 10x40.

A presente situação do cristianismo, das religiões mundiais e da evangelização mundial


No final do século xix e início do xx, muitos líderes de missões sentiram que religiões falsas enfraqueceriam gradualmente ou até morreriam devido ao impacto do cristianismo e da cultura ocidental.

1) no século xx, o cristianismo tornou-se a primeira religião universal, no sentido de possuir representantes em todas as partes do mundo e em quase todas as nações.


2) ainda que a vasta maioria dos cristãos professos estivesse no mundo ocidental no início do século xx, essa situação mudou de maneira expressiva.
3) as igrejas do mundo não-ocidental têm-se envolvido cada vez mais em missões transculturais nas últimas duas décadas.


4) se definirmos “evangelizados” como as pessoas que ouviram um anúncio inteligível do evangelho, a porcentagem da população mundial já evangelizada subiu de um pouco mais de 50% em 1900 para cerca de 75% hoje.



Conclusão.



Durante o ministério do Apóstolo Paulo, este homem dedicou sua vida ao evangelho de Jesus Cristo, conforme suas palavras: "Fiz-me como de fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns." (I Coríntios 9 : 22). Verdadeiramente ele abraçou a causa do evangelho, Glória a Deus que o evangelho chegou até a nós, pois esse homem dedicou toda a sua vida para levar o evangelho aos Gentios.


Hoje o maior desafio da igreja, é claro que é levar o evangelho a toda criatura, conforme a grande comissão. No entanto outra cousa mim preocupa é o versículo que está escrito em Romanos: "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?" (Romanos 10 : 14) e em Isaías: "Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim." (Isaías 6 : 8). É muito bonito criar slogans, “Missões está no Coração de Deus”, mas o que temos feito para mudar a situação do mundo? Como estamos influenciando esta geração.

Que o Senhor Jesus, use de misericórdia para com nosco. Um abraço de seu irmão em Cristo Pb Josenildo Cardoso.

Bibliografia:
Manual bíblico Vida Nova.


Elaboração por:- Pb. Josenildo Cardoso Cavalcante 

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Pregador do Evangelho Pela Graça do Senhor.

NOS INDIQUE

Uilson no twitter

ACESSOS

 

FAMÍLIA EBD. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com | Distributed by Deluxe Templates