segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O professor e a importância do hábito da leitura


Ler bons livros deve ser um hábito na vida de todo professor. Essa leitura não deve limitar-se a bíblia, mas amplia-se na utilização de livros e textos auxiliares que levem ao questionamento, desenvolvimento do raciocínio, permitindo ao leitor refletir, analisar diferentes aspectos e contextos do mundo antigo e contemporâneo.

É fato que a maioria dos professores da escola dominical além de ministrarem aula, exercem outras atividades na sua vida pessoal. Trabalham, estudam, há a responsabilidade com a família, não lhes restando muito tempo para se dedicarem ao preparo das aulas. São voluntários que se esforçam para ministrarem uma boa aula mesmo não tendo muitas vezes, a qualificação necessária.
No ambiente da escola dominical identifica-se um percentual elevadíssimo de alunos que sabem ler mas não conseguem interpretar. Muitas dessas pessoas são usadas por Deus, porém, não conseguem entender textos básicos da bíblia.
É necessário que o professor esteja atento e consiga identificar as características da comunidade e as características individuais dos alunos.
O professor precisa ter uma nova leitura de mundo, convicto de que o Espírito Santo revela as verdades da Palavra de Deus, mas não exclui ou anula a necessidade de métodos de ensino com a proposta de provocar mudanças.
O evangelho provoca mudanças. “Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui” (Atos 17:6). Transformação moral, social e espiritual.
Jurema de Souza Martins
Assembléia de Deus Ministério Barão de Petrópolis
Congregação Filadélfia – Rio de Janeiro – RJ
Preletora, educadora
Graduando Teologia Ministerial e Pedagogia
Jusm_01@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Pregador do Evangelho Pela Graça do Senhor.

NOS INDIQUE

Uilson no twitter

ACESSOS

 

FAMÍLIA EBD. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com | Distributed by Deluxe Templates