terça-feira, 6 de julho de 2010

A NATUREZA DA ATIVIDADE PROFÉTICA


ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 02 - DATA:11/07/2010
TÍTULO: “A NATUREZA DA ATIVIDADE PROFÉTICA”
TEXTO ÁUREO – Hb 1:1
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Jr 1:1-6, 9-14
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/


I – INTRODUÇÃO:

• Os Profetas possuíam uma tripla função: ERAM PREGADORES; ELES PREDIZIAM e ERAM ATALAIAS. Para um perfeito desempenho, eles recebiam as mensagens vindas dos céus de diversas formas, maneiras e diretamente da parte do Senhor, a fim de que fossem repassadas para o povo, os sacerdotes, os falsos profetas e os governantes.


II – EXPLICAÇÕES NATURALISTAS SOBRE O MOVIMENTO PROFÉTICO:

• Em anos recentes, muitos críticos tentaram explicar o movimento profético como um todo numa base naturalista. Esse ponto de vista é o resultado de algumas pressuposições contrárias às reivindicações das Escrituras. Vejamos algumas pressuposições naturalistas:

• Os que negam o conceito bíblico sobre o movimento profético podem ser considerados em três categorias:

• (1) – Uns adotam o seguinte entendimento: Deus, como um ser verdadeiro que exerce influência direta nos eventos humanos, é excluído do pensamento do homem. Desta forma, as atividades dos profetas eram resultado de subterfúgios psicológicos peculiares ou subproduto do conflito de várias forças políticas, religiosas e sociais.

• (2) – Um segundo grupo adota o seguinte pensamento: Deus, embora grande e importante, não se comunica diretamente com o homem, nem intervém ativamente na vida da humanidade; e

• (3) – Um terceiro grupo entende o seguinte: Deus nunca revelou a si mesmo através de palavras. Os profetas foram grandes pensadores que deduziam ou intuitivamente descobriam verdades importantes.

• Desta forma, nenhuma destas três categorias de intérpretes toma as palavras dos profetas em seu valor nominal ou crê que Deus comunicou mensagens a eles, os quais as transmitiram, por sua vez e de forma consciente, ao povo. Vamos, pois, a uma das interpretações dos naturalistas, com as respectivas refutações:


II.1 - “ÊXTASE E O PROFETA”:

• ÊXTASE = No grego, significa literalmente ESTAR FORA DE SI MESMO. Essa palavra é usada para indicar alguma emoção dominante ou alguma exaltação mental, como um êxtase de alegria. No estado de êxtase o auto-controle e a auto-consciência acham-se num ponto mínimo; nesse estado extático pode-se receber visões revelatórias.

• Os intérpretes naturalistas dizem que um dos aspectos mais característicos da atividade dos profetas hebreus era um estado de êxtase que tendia produzir visões e idéias não naturais, e que sua crença de que eles eram divinamente dirigidos era simplesmente o resultado de um estado emocional.

• Para confirmarem sua interpretação, os naturalistas tomam por base a seguinte passagem bíblica: I Rs 18:26-28, no registro das atividades dos profetas de Baal: eles se movimentavam ao redor do altar; clamavam em altas vozes; se retalhavam com facas e lancetas, até derramarem sangue.

• As declarações de que os profetas israelitas se comportavam de maneira semelhante à dos profetas de Baal basearam-se em poucos versículos, uma vez que a maioria das referências aos profetas não contém qualquer sugestão a essa atitude. Porém, os naturalistas acrescentaram as seguintes passagens bíblicas para embasarem suas afirmações: Nm 11:24-30; I Sm 10:5-11; 19:18-24.


II.1.1 - REFUTAÇÕES:

• I Rs 18:26-28 - Notemos que este não é um registro sobre os PROFETAS HEBREUS. Ao contrário, vemos uma atitude tranquila e digna de Elias, o verdadeiro profeta e um profeta hebreu, que é um contraste vívido às atividades orgiásticas e extáticas atribuídas aos profetas de Baal (I Rs 18:30-37).

• Nm 11:24-30 – A passagem declara que setenta anciãos profetizavam num grupo e que dois homens profetizavam dentro do acampamento. Em seguida, Josué se encheu de ciúme por causa de Moisés, e pediu que ele os repreendesse. Mas Moisés respondeu: “Tomara todo povo do Senhor fosse profeta”. Tudo que é dito no restante sobre o caráter e as atitudes de Moisés não se encaixa com a idéia de que ele estava recomendando uma atividade descrita como orgiástica ou extática.

• I Sm 10:5-11 – Dizer que essa passagem descreve um grupo de profetas cantando desenfreadamente, dançando alucinadamente ou entrando em transe, é ir muito além do texto. Tudo o que se diz é que eles desceram a colina numa procissão, profetizando, precedidos por instrumentos musicais.

• I Sm 19:18-24 – O que se diz sobre os profetas é que os mensageiros de Saul “viram um grupo de profetas profetizando, onde estava Samuel, que lhes presidia”. Se os profetas estavam simplesmente louvando a Deus de várias formas, não há nada nessa declaração que sugira que eles estavam engajados em atividades emocionais ou extáticas.

• O versículo 20 da passagem acima, diz que “... o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul e também eles profetizaram” – Isso também aconteceu no caso do segundo e terceiro grupos de mensageiros. Deve-se notar, porém, que não há uma evidência clara de algo psicologicamente estranho ou extático. Segundo os melhores estudiosos, esses mensageiros podem muito bem ter sido homens que criam no Deus de Israel e perceberam que Saul estava saindo dos princípios de justiça que Deus ordenara através do profeta Samuel, que havia ungido Saul como rei. Quando eles se colocaram na presença de Samuel e seus associados e os viram louvando a Deus, os mensageiros de Saul sentiram-se impelidos a demonstrarem sua unidade com os seguidores do Senhor. Não há prova de que qualquer um desses mensageiros tenha entrado em transe. O que é dito sobre eles não prova necessariamente qualquer característica extática dos seguidores de Samuel.

• Quanto ao fato do rei Saul ter profetizado, onde, inclusive a Bíblia descreve as ações daquele rei com a impressão de um estado mental anormal, devemos observar que a descrição NÃO SE REFERE AOS PROFETAS QUE ESTÃO ALI ENVOLVIDOS, MAS AO REI SAUL, o qual Deus já o havia rejeitado.

• Isto posto: Na verdade, há pouquíssimas evidências nos livros históricos ou proféticos de que os profetas hebreus estavam sujeitos a qualquer estado de êxtase ou entusiasmo não natural. A Bíblia ensina que Deus deu as mensagens aos seus verdadeiros profetas que, conscientemente, as escreveram, registraram e o Espírito Santo as preservou de qualquer erro. Até hoje, o Senhor tem velado sobre Sua Palavra e esta tem servido de guia ao Seu povo.


III – A ATIVIDADE DOS PROFETAS HEBREUS:

• Hb 1:1 – “Havendo Deus, outrora, falado, MUITAS VEZES E DE MUITAS MANEIRAS...”

• Em sua capacidade humana o profeta cometia erros. Observemos:

• (A) – II Sm 7:1-16 – Quando Davi disse ao profeta Natã que havia decidido construir um templo, o profeta disse para Davi: “... faze tudo quanto está no teu coração, porque o Senhor é contigo”. Naquela mesma noite Deus corrigiu Natã, posto que não era da vontade do Senhor que Davi construísse o Templo, mas o rei Salomão.

• (B) – I Sm 16:1-13 – Deus ordenou a Samuel que fosse a Belém ungir um dos filhos de Jessé, o qual iria substituir Saul como rei. À medida que o profeta olhava para os filhos mais velhos, sentia-se seguro de que o ungido do Senhor estava ali. Mas Deus lhe disse que estava errado. Apenas depois de Davi ter sido chamado do pastoreio das ovelhas é que Samuel soube que o filho certo estava perante ele.

• Desta forma, vemos que o profeta não era onisciente, tampouco um robô por meio de quem Deus fazia as palavras serem expressas. O Senhor aumentava a compreensão do profeta, mas também lhe dava ordens e mensagens para serem apresentadas exatamente da forma como foram dadas. Isso era feito através de vários métodos e maneiras. Vejamos:

• (1) – DEUS FALA POR MEIO DE SUA ETERNA VOZ – I Sm 3:1-9 – Isso sugere uma voz audível, que poderia ser compreendida por qualquer um nos arredores.

• (2) – DEUS FALA POR MEIO DA CONSCIÊNCIA (A VOZ INTERNA ou A VOZ SECRETA DA ALMA) DO PROFETA – I Rs 13 – Em alguns casos um profeta recebia uma mensagem direta e repentina de Deus, mas nenhuma voz divina era ouvida por outros próximos ao profeta. Assim, a passagem bíblica em apreço descreve uma situação em que o profeta, diante do altar, clamou subitamente a seu companheiro: “Assim diz o Senhor”, e começou a repreendê-lo, sem que houvesse qualquer indicação de que a voz de Deus fosse ouvida por outra pessoa, além do próprio profeta – I Rs 13:18-22.

• Leiamos ainda Is 7:3-4 – O Senhor havia falado com Isaías. Depois que o profeta encontrou com Acaz e lhe deu a mensagem, o rei respondeu de maneira insincera. Imediatamente, Isaías apresentou uma segunda mensagem com fatos que o profeta dificilmente poderia saber de antemão. Este caso também indica a revelação por meio de uma voz interna ou voz secreta da alma – Is 7:10-16.

• (3) – DEUS FALA PELOS OLHOS ESPIRITUAIS DO PROFETA – Esta era uma outra forma do profeta receber a mensagem divina: A capacitação divina de um profeta para ver realidades invisíveis aos olhos comuns.

• Nm 22:31 - Depois que um anjo do Senhor forçou o jumento de Balaão sair da estrada, o Senhor abriu os olhos de Balaão para ver o que antes era invisível a ele, embora visível ao jumento.

• II Rs 6:15-17 – Em outro incidente, quando o servo de Eliseu se apavorou com a visão do cerco do exército sírio, o profeta orou para que Deus abrisse seus olhos. O Senhor respondeu sua oração e capacitou o servo a ver os montes ao redor cheios de cavalos e carruagens de fogo, enviados para proteger o profeta Eliseu.

• (4) – DEUS FALA POR MEIO DE VISÃO OU QUADRO IMAGINÁRIO – Ez 37:1-10 – Aqui se descreve uma visão na qual o profeta Ezequiel viu ossos secos se juntando e sendo cobertos com músculos e carne, mas sem vida. O Senhor lhe disse para profetizar, ordenando ao vento que desse vida aos corpos mortos. Na visão, Ezequiel viu que “eles viveram, que se colocaram de pé e formaram um grande exército”. Essa e outras visões deram a Ezequiel revelações específicas de forma ilustrada, as quais ele poderia transmitir a seus ouvintes.

• Ez 40 – 48 – Nestes capítulos há, em detalhes, a descrição de uma situação futura. Esta foi dada ao profeta na forma de visão, que ele prosseguiu descrevendo em suas próprias palavras: o Espírito Santo o guardou de errar em sua descrição.

• Mq 4:1-4 – Aqui se descreve uma situação futura na qual multidões virão à casa do Senhor, e o Deus de Jacó repreenderá as nações longínquas, e o povo se sentará em completa segurança sob suas videiras e figueiras. Isso pode ter sido apresentado ao profeta em forma de um quadro, que ele descreveu em termos humanos.

• Is 2:1-5 – É provável que Deus tenha dado a Isaías a mesma visão que Miquéias, e que ele a tenha descrito em palavras muito semelhantes às que já havia ouvido daquele Profeta, mas que introduziu com a declaração: “Palavra que, em visão, veio a Isaías...” para indicar que ele não estava simplesmente copiando Miquéias, mas que teve a mesma visão.

• Ez 8:1-3; 11:24 – Ezequiel diz que foi transportado, em uma visão, da Caldéia para Jerusalém. Mais tarde, o Espírito de Deus o trouxe de volta, numa visão, para Caldéia. Entre estas duas declarações, Ezequiel descreve o que viu acontecer em Jerusalém. Parte do que ele viu pode ser uma descrição dos eventos que estavam ocorrendo em Israel naquele período.

• Porém, uma parte substancial do que Ezequiel viu, consistiu-se de realidades espirituais não visíveis ao olho comum – Ez 9:1-4; 10:1-5; 11:22-23.

• (5) – DEUS FALA PELA NATUREZA – Jn 1:4, 11-12; 2:1; 4:6-8 – Cinco coisas Deus preparou por causa de Jonas:

• (1) UMA GRANDE TEMPESTADE; 

• (2) - UM GRANDE PEIXE; 

• (3) - UMA PLANTA; 

• (4) - UM VERME; e 

• (5) - O VENTO ORIENTAL. 

• Nisto podemos vislumbrar:

• (A) - As lições da natureza (Sl 8:3-4; Mt 6:28-29; 13:31-32; Mc 4:26-29; 13:24-31)

• (B) – A revelação da natureza (Sl 19:1-2; 29; 97:6; At 14:15-17; Rm 1:20)

• (C) - O louvor da natureza (Sl 65:13; 69:34; 98:8; 148:3; Is 44:23; 49:13; Is 55:12-13)

• (6) – DEUS FALA POR MEIO DE UM CICIO SUAVE (VOZ CALMA E SUAVE) – I Rs 19:9, 11-18 – Elias ficou fortificado e alimentado por meio da comida servida pelo anjo. Contudo, não voltou ao seu trabalho; resolveu andar 40 dias e 40 noites até o monte Horebe, no deserto de Sinai. Foi uma caminhada de mais de 1000 km a pé, fora da direção de Deus. Chegando a Horebe, entrou numa caverna, onde passou a noite.

• Então a Palavra do Senhor veio a Elias, dentro da caverna, dizendo: “Que fazes aqui, Elias?” – I Rs 19:9.

• O profeta Elias responde. Mas o Senhor ordenou que o Seu profeta viesse para fora, se pusesse perante a face do Senhor, pois Ele ia passar.

• Desta vez, Deus não falou pela natureza:

• (A) - Primeiro passou um grande e forte vento. Embora Deus se houvesse manifestado pelo vento, muitas vezes antes, Ele agora não estava no vento (Ex 19:16; Jó 38:1).

• (B) - Depois veio um terremoto. Mas, apesar de Deus se haver manifestado assim anteriormente, Ele não estava agora no terremoto (I Sm 14:15; Sl 68:8).

• (C) - Veio um fogo - Deus há pouco dias, se havia manifestado no Monte Carmelo pelo fogo (I Rs 18:38), como também o fez para com Abraão (Gn 15:17) e Moisés (Ex 3:1-4). Mas, agora, Deus não estava no fogo.

• Apareceu, por fim, uma voz mansa e delicada. Elias sentiu logo a presença do Senhor e encobriu o seu rosto. Deus falou com o Seu profeta (I Rs 19:12 cf Hc 3:3-4)

• (7) - DEUS FALA PELAS ESCRITURAS - “Se ele chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada)” – Jo 10:35

• Os céticos atacam a Bíblia, mas depois recuam, perplexos;

• Os agnósticos zombam dos ensinamentos da Bíblia, mas não conseguem formular uma refutação intelectual genuína;

• Os ateus negam a validade da Bíblia, mas são obrigados a render-se ao verificarem que ela é acurada historicamente e provada pela arqueologia.

• Somente no Velho Testamento os escritores bíblicos afirmam 3000 vezes que Deus falou alguma coisa. Apenas nos cinco primeiros livros da Bíblia encontramos várias frases assim:

• (A) - “E CHAMOU O SENHOR DEUS AO HOMEM”

• (B) - “E DISSE O SENHOR DEUS À MULHER”

• (C) - “E DISSE O SENHOR A NOÉ”

• (D) - “E DEUS FALOU A ISRAEL”

• (E) - “DISSE DEUS”

• (F) - “E FALOU O SENHOR DIZENDO”

• (G) - “E ORDENOU O SENHOR”

• (H) - “OUVI A PALAVRA DO SENHOR”

• (I) - “DIZ O SENHOR”

• (8) - DEUS FALA ATRAVÉS DOS SONHOS (Gn 28:12; 31:24; 37:5; 40:5, 41:8; 42:9; Nm 12:6; Jz 7:13; I Rs 3:5; Jó 33:14-18; Dn 2:1; Mt 1:20; 27:19)

• (9) - DEUS FALA ATRAVÉS DOS ANJOS (Gn 19:12-23; Lc 1:5-25)

• (10) - DEUS FALA ATRAVÉS DE JESUS CRISTO (Hb 1:1-2)


IV - CONSIDERAÇÕES FINAIS:

• Se uma pessoa rejeita o fato de que Deus falou aos profetas, não haverá fim para a variedade de explicações possíveis que a criatividade humana possa inventar, mas para as quais não há base sólida. Porém, se acreditamos num Deus pessoal, não há dificuldades para aceitarmos a reivindicação bíblica de que Ele falou aos profetas e deu-lhes mensagens e os profetas tendo-as recebido conscientemente, transmitiram-nas para o povo, conforme ordenava o Senhor.

• Não esqueçamos: “... Toda carne é erva, e toda a sua beleza, como as flores do campo. Seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva e caem as flores, mas a Palavra do nosso Deus subsiste eternamente” – Is 40:6-8. Amém.


FONTES DE CONSULTA:

• Tenney, Merril C. – Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã – Ed. Cultura Cristã

• Graham, Billy - Como Nascer de Novo - Editora Betânia

• Lições Bíblicas Maturidade Cristã - Edições CPAD - 1º Trimestre de 1993 - Comentarista: Geremias do Couto

• SENAMI EM FOCO - Órgão Informativo da Secretaria Nacional de Missões - Ano 3 - número 24 - Março de 1999

• Jornal Mensageiro da Paz - Outubro de 1997

• Jornal Mensageiro da Paz - Outubro de 1998

• Minhas anotações pessoais

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Pregador do Evangelho Pela Graça do Senhor.

NOS INDIQUE

Uilson no twitter

ACESSOS

 

FAMÍLIA EBD. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com | Distributed by Deluxe Templates