segunda-feira, 5 de julho de 2010

A NATUREZA DA ATIVIDADE PROFÉTICA



Por Pr. Altair Germano

Nesta segunda lição do 3º trimestre/2010, vamos trazer como subsídio algumas informações acerca do "Processo de Comunicação", "Visões" e "Sonhos" proféticos.

TEXTO BÍBLICO

Jeremias 1.4-6,9-14

OBJETIVOS (extraídos da Lição Bíblica)

- Explicar as formas de comunicação divina aos profetas, e pelos profetas ao povo.
- Descrever a interpretação naturalista acerca dos profetas do Antigo Testamento.
- Refutar a falácia dos naturalistas com argumentos bíblicos.

CONTEÚDO

O Conceito de Comunicação

“Comunicar significa tornar algo comum. Esse algo pode ser uma mensagem, uma notícia, uma informação, um significado qualquer. Assim, a comunicação é uma ponte que transporta esse algo de uma pessoa a outra ou de uma organização a outra.” (CHIAVENATO, 1999, p. 518).

A comunicação é aparentemente um processo simples, tendo em vista o fato de que as pessoas se comunicam sem fazer nenhum esforço ou sem tomar consciência disso. Em sua complexidade, na comunicação há sempre a possibilidade de enviar ou receber uma mensagem de maneira errada ou distorcida.

No processo de comunicação estão presentes os seguintes elementos, (Idem, p. 520-522):

a) Fonte (Emissor). É a pessoa, grupo ou organização que deseja transmitir alguma idéia ou informação através de uma mensagem. A mensagem pode comunicar informação, atitudes, comportamento, conhecimento ou alguma emoção ao destinatário.

b) Canal (Transmissor). É o meio ou aparelho utilizado para codificar a idéia ou significado através de uma forma de mensagem. A codificação é realizada através de meios verbais, escritos ou não-verbais (símbolos, sinais ou gestos) ou através de uma combinação dos três.

c) Destino (Receptor). É a pessoa, grupo ou organização que deve receber a mensagem e compartilhar o seu significado.

d) Feedback (Resposta). Corresponde à informação que o emissor consegue obter e pela qual sabe se a sua mensagem foi captada pelo receptor.

e) Ruído. É o termo que indica qualquer distúrbio indesejável dentro do processo de comunicação e que afeta a mensagem enviada pela fonte (emissor) ao destino (receptor). Quando maior o ruído, maior a probabilidade de erros e distorções na recepção da mensagem.

- Linguagem verbal: As dificuldades de comunicação acontecem quando as palavras têm graus distintos de abstração e variedade de sentido. O significado das palavras não está nelas mesmas, mas nas pessoas (no repertório de cada um e que lhe permite decifrar e interpretar as palavras). (wikipédia.org)

- Linguagem não-verbal: Conforme a Wikipédia, as pessoas não se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entoação são também importantes: são os elementos não verbais da comunicação

Os significados de determinados gestos e comportamentos variam muito de uma cultura para outra e de época para época.

Outras informações importantes sobre a comunicação não-verbal, nos passada pela Wikipédia são:

Alguns psicólogos (e.g. Armindo Freitas-Magalhães, 2007) afirmam que os sinais não-verbais têm as funções específicas de regular e encadear as interações sociais e de expressar emoções e atitudes interpessoais.

a) Expressão facial: não é fácil avaliar as emoções de alguém apenas a partir da sua expressão fisionômica. Por vezes os rostos transmitem espontaneamente os sentimentos, mas muitas pessoas tentam inibir a expressão emocional.

b) Movimento dos olhos: desempenha um papel muito importante na comunicação. Um olhar fixo pode ser entendido como prova de interesse, mas noutro contexto pode significar ameaça, provocação. Desviar os olhos quando o emissor fala é uma atitude que tanto pode transmitir a idéia de submissão como a de desinteresse.

c) Movimentos da cabeça: tendem a reforçar e sincronizar a emissão de mensagens.

d) Postura e movimentos do corpo: os movimentos corporais podem fornecer pistas mais seguras do que a expressão facial para se detectar determinados estados emocionais. Por ex.: inferiores hierárquicos adotam posturas atenciosas e mais rígidas do que os seus superiores, que tendem a mostrar-se descontraídos.

e) Comportamentos não-verbais da voz: a entoação (qualidade, velocidade e ritmo da voz) revela-se importante no processo de comunicação. Uma voz calma geralmente transmite mensagens mais claras do que uma voz agitada.

f) A aparência: a aparência de uma pessoa reflete normalmente o tipo de imagem que ela gostaria de passar. Através do vestuário, penteado, maquilagem, apetrechos pessoais, postura, gestos, modo de falar, etc. As pessoas criam uma projeção de como são e de como gostariam de ser tratadas. As relações interpessoais serão menos tensas se a pessoa fornecer aos outros a sua projeção particular e se os outros respeitarem essa projeção.

A comunicação verbal é plenamente voluntária; o comportamento não-verbal pode ser uma reação involuntária ou um ato comunicativo propositado.

Na Bíblia encontramos vários exemplos de comunicação realizada através das várias formas de linguagem, nas mais diversas relações (Deus x homem; homem x homem; Deus x profetas; profetas x povo; Deus x anjos; anjos x homens, etc.):

- Comunicação escrita: Ex 34.27-28 (tábuas de pedra); Dt 6.9 (umbrais e portas); Jr 30.2 (livro); Jo 8.8 (terra)

- Comunicação verbal: Gn 3.8-9 (Adão e Eva); Gn 6.13-22 (Noé); Gn 12.1-3 (Abraão)

- Comunicação não-verbal: Jr 13.1-11 (o cinto de linho); Jr 13.12-14 (o jarro quebrado); Jr 18.1-6 (o vaso do oleiro); Jr 19.1-15 (a botija quebrada); Os 1.2 (o casamento com uma prostituta)

O ponto máximo da comunicação de Deus com o homem se deu através de Jesus:

“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho [...]” (Hb 1.1)

“E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1.14)

Não temos nenhuma dúvida, que todas as vezes que o Senhor resolveu comunicar a sua vontade para seus filhos, através do ministério profético ou por qualquer outro meio, Ele fez da melhor forma possível, usando a melhor linguagem e o melhor meio ou canal de comunicação.

Continua...

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Pregador do Evangelho Pela Graça do Senhor.

NOS INDIQUE

Uilson no twitter

ACESSOS

 

FAMÍLIA EBD. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com | Distributed by Deluxe Templates