quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O CONSOLO DE DEUS EM MEIO A AFLIÇÃO



O Consolo de Deus em meio à Aflição.
“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus”.(1º Pedro 4. 12-14).
A palavra Aflição vem do latim afflictione, sendo um substantivo feminino, em nossos dicionários significa, entre outros: Profundo sentimento moral produzido por um revés da fortuna, uma circunstância penosa, etc; pena, agonia; Estado de grande desalento, de profunda tristeza ou mágoa; desgosto; Grande preocupação ou inquietação; ansiedade, angústia; Padecimento físico; tortura.
Por sua vez Consolação, do latim consolatione e do gregoparaklesis; têm significado de Alívio, lenitivo, conforto, etc...
I - “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas”. (Salmos 34:19)
A palavra sofrer vem do latim sufferere, por sufferre, significando ser atormentado, afligido, etc... E em nossos dias a vida pós-moderna, não permite em sua filosofia que o sofrimento venha fazer parte da vida das pessoas, ou seja, ninguém gosta de sofrer, mas na verdade deveríamos dizer assim: “- Grande parte das pessoas não admitem que estão sofrendo”.
As pessoas estão sofrendo por causa do pecado, dos vícios, das drogas, do álcool, da prostituição; por causa das doenças, das pestes; e o pior ainda é que estão sofrendo porque inventaram novas formas de supostamente “servir” ao Senhor Deus, mas não da maneira descrita em SUA Santa Palavra, mas sim de acordo com o que é mais conveniente para si próprios. Mas o Deus Bendito Eternamente não aceita tal posição, sendo necessário os homens reconhecerem o Cristo Salvador da humanidade, para a remoção de tamanho sofrimento.
Já por sua vez, olhando para as igrejas, a tão falada teologia da prosperidade, está adquirindo cada vez mais adeptos, inclusive pastores presidentes e obreiros auxiliares, que deixaram a verdadeira explanação das Escrituras. É um tal de NÃO ACEITE ISSO; DECLARE AQUILO; DETERMINE ASSIM, ETC... Outros têm a coragem de dizer que o crente em Jesus não pode passar por circunstâncias adversas, tais como enfermidades, situação financeira inferior, inclusive afirmando que o irmão que está em tal situação encontra-se em pecado (COISA ABSURDA E SEM RESPALDO BÍBLICO), etc...
Mas o irmão Tiago (4. 13 ao 16) diz: “Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna”.
Mas o versículo acima citado pelo salmista Davi mostra que até mesmo o justo passa por tribulações, vejamos bem que é plural, não apenas uma tribulação, mas tribulações. Será que a bíblia dá exemplos disso? Vejamos alguns:
O que dizer do justo Jó? Que almejava apresentar-se diante do Seu Redentor, por causa de tamanha dor...Abel era justo, mas foi afligido por seu irmão Caim (Gn 4.8); Abraão muitas vezes (peregrinação, guerra, etc... Gn 12.10; 14. 14-17); Ló afligido em Sodoma/Gomorra (2º Pe 2.7); e o que falar de Isaque e Jacó?... O justo José foi vendido pelos próprios irmãos, preso sem dever nada; Já Moisés enfrentou muitas dificuldades com o povo de Israel; Josué não descansou das batalhas; Samuel foi rejeitado; Davi perseguido pelo próprio Saul;... Faltaria tempo para falar dos profetas Isaías, Jeremias, Daniel, entre outros... O Grande JUSTO Jesus Cristo então, sem pecado algum... Pedro, Tiago, João e até mesmo o próprio Paulo...Resumindo com o que está escrito em Hebreus (11. 33-38): “Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra”.
Não fugiram das aflições e foram vitoriosos não somente nesta vida, mas alcançaram testemunhos de que verdadeiramente o Justo passa por aflição, mas o Senhor livra de todas.
II - “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (João 16:33)
Muitos se dizem discípulos de Jesus, e até alguns pregadores usam as palavras de Paulo em Colossenses 1.24, quando diz: “... cumpro o resto das aflições de Cristo...”.
Creio no que a Bíblia diz que somos participantes de tais aflições (2º Co 1.5-7; 2º Tm 2.3, 4.5; Hb 10.32; 1º Pe 4.13, 5.9), mas muitos usam isto mais como uma lamentação, uma lamúria, demonstrando-se mais vítimas, do quê verdadeiros soldados do exército de Cristo, e assim não vão muito longe em seus ministérios, desistindo no “meio do caminho”.
O fato é que nem todas as aflições que passamos é por causa do nome de Jesus Cristo, mas sim, diversas vezes por causa de nossa própria escolha, nossas desobediências à Palavra do Senhor, nossa falta de vigilância, falta de prudência e paciência, etc...Por outro lado, em 1º João 2.6, nos é dito: “Aquele que diz que está Nele também deve andar como Ele andou”...Se Jesus Cristo foi perseguido e afligido, quanto mais nós, que não somos nem um pouco melhores do que ELE: “Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu SENHOR. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa (João 15.20)”.
Agora! Quando sofremos por amor da Justiça e por causa do nome do Senhor Jesus, então nosso galardão é grande: “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. (Mateus 5. 10-12)” “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo. Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal. (1º Pe 3. 12-17)” “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte...Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem. (1º Pe 4. 12-16 e 19)”.
Jesus venceu este mundo, e agora pode perfeitamente nos ajudar a vencer também (Hb 2.18).
III - “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”. (Romanos 8:18)
Mas o melhor de tudo isso é que um dia, todas esta aflições terão um fim. O próprio apóstolo Paulo, afligido muitas vezes pelos falsos irmãos em Corinto, disse assim: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente. (2º Co 4.17)”. Pois ele sabia, que tem um lugar reservado no céu, aonde não há lágrimas, nem dor, nem pranto, quando o próprio Senhor Jesus enxugará de nossos olhos todas as nossas lágrimas e nos consolará de todas as nossas aflições (Ap 21.4).
Então, quando formos criticados, perseguidos, afligidos, etc... Em lugar de apontar o irmão fulano, vamos entender o trabalhar de Deus em nossa vida, e igual  (19.25) vamos dizer assim: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra”.
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. (2º Co 1. 3,4)”.
Que o Senhor console os nossos corações através de sua Santa Presença! Amém.
Thiago Rodrigues Teixeira
Cooperador do Evangelho.

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Pregador do Evangelho Pela Graça do Senhor.

NOS INDIQUE

Uilson no twitter

Archive

ACESSOS

 

FAMÍLIA EBD. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com | Distributed by Deluxe Templates