quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

DAVI E SEU SUCESSOR


IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM ENGENHOCA – NITERÓI - RJ
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
LIÇÃO 12 - DIA 20/12/2009
TÍTULO: “DAVI E O SEU SUCESSOR”
TEXTO ÁUREO – I Cr 22:9
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: I Cr 28:4-8
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e.mail: geluew@yahoo.com.br
 


I – INTRODUÇÃO:


·   Devemos nos preocupar com quem vai nos substituir na obra de Deus. Porém, tenhamos paciência, pois no devido tempo, o Senhor indicará o sucessor certo. Deixemos, pois, O Todo-Poderoso fazer a escolha e determinar o eventual substituto, posto que somente Ele tem poder de transformar um homem num verdadeiro líder (At 13:1-3).

II - QUANDO DEUS ESCOLHE O SUCESSOR, A VITÓRIA É GARANTIDA:

·   I Cr 22:5-19 – Anos antes, o Senhor havia revelado a Davi que Salomão seria o próximo rei de Israel;


·  Davi transmitiu essa revelação para Bate-Seba e também para o povo – (I Rs 1:13, 17); (I Cr 28:4-10; 29:1);


·  No entanto, Adonias reivindicou seus direitos ao trono de Israel, encabeçando duas rebeliões: uma antes e outra depois da morte de Davi. Em ambas, contou com o apoio de Joabe (general do exército) e do sumo-sacerdote Abiatar - I Rs 1:5-7; I Rs 2:10-22;


·  Quando Deus escolhe o sucessor, nem “general”, nem “sumo -sacerdote” poderão arrancar a bênção daquele que for o escolhido do Senhor para a substituição. Se não, vejamos:


·  (A) - Adonias morreu (I Rs 2:23-24) – Não tentemos, via rebelião, assumirmos cargo de liderança;


·  (B) – Abiatar foi deposto (cumpriu-se a sentença de Deus proferida por Samuel) - (I Rs 2:26-27); (I Sm 2:31-35) – Não tentemos “abençoar” àqueles que buscam cargos de liderança por meio de rebelião e que não tenham sido indicados por Deus!


·  (C) – Joabe também morreu – I Rs 2:28-35 -  As pontas do altar eram lugares de refúgio para o fugitivo que procurava salvar a vida das mãos dos seus perseguidores. Porém, de acordo com a Lei, somente OS HOMICIDAS INVOLUNTÁRIOS tinham direito de buscar asilo naquele lugar sagrado – Ex 21:12-14.


·  Este não foi o caso de Joabe! Quando  era tempo de paz, cometeu um duplo assassinato: O de Abner e o de Amasa – I Rs 2:28; II Sm 3:26-30; 20:9-10. 

.   Mas a verdadeira razão que determinou a morte de Joabe foi o seu apoio à rebelião de Adonias – I Rs 2:22.


·  Joabe, o general do exército de Israel, não pode contra o Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel! 





.  O sumo-sacerdote Abiatar não conseguiu amaldiçoar o que Deus abençoou! – (I Sm 17:45 ); (Nm 23:8, 19-20, 23; 24:9 b).



·  Todos estes acontecimentos foram manifestações da graça divina e da fidelidade à aliança feita com Davi e seus descendentes; Salomão era o herdeiro dessa dádiva – II Sm 4:1-17.



.   Com temor e tremor leiamos Is 14:24, 27 e Is 66:1-2.



III - AS APARIÇÕES DE DEUS A SALOMÃO:


·  (A) – PRIMEIRA APARIÇÃO – Foi em sonhos. Deus solicitou o pedido; Salomão pediu um coração compreensivo – I Rs 3:5, 9.





. (A.1) - A resposta de Deus foi aprovadora: Concedeu discernimento e acrescentou bênçãos adicionais. 

.   (A.2) - Entretanto, uma condição foi apresentada junto com as bênçãos: “Se andares...  e guardares... - I Rs 3:10-14.




·  (B) – SEGUNDA APARIÇÃO - Veio após a dedicação do Templo – I Rs 9:1 - A bênção do Senhor permaneceu e é prometida como resultado da obediência e do culto fiel – I Rs 9:3-5;



·  (B.1) – Porém, ainda desta vez, a mensagem do Todo-Poderoso compõe-se de advertências de juízo sobre o povo e o templo: “se não seguissem a Deus de todo coração” – I Rs 9:6-9;



·  (C) – TERCEIRA APARIÇÃO - Veio como um julgamento por seus pecados. O reino seria dividido e tirado do controle da dinastia de Davi – I Rs 11:11-13;



·  (C.1) - ponto principal nesta terceira aparição constitui-se de divisão e perda. A partir de então, o império salomônico começou a desaparecer – I Rs 11:14-42.



IV - SABEDORIA VERSUS IDOLATRIA:


·  Salomão foi sucessor de Davi no trono de Israel com a idade de 20 anos, deixando enorme legado, fruto da sabedoria doada por Deus:


·  (A) - Construiu a casa do Senhor – I Rs 3:1;


·  (B) - Amou a Deus, andando como Davi, seu pai – I Rs 3:3;


·  (C) - Ofereceu muitos sacrifícios ao Senhor – I Rs 3:4;


· (D) - Foi humilde em sua petição, pedindo um coração compreensivo – I Rs 3:9;


·  (E) - Sua sabedoria foi a maior de todas, com grande discernimento judicial – I Rs 3:12, 16-28;


·   (F) - Sua riqueza foi incontável – I Rs 3:13;


·   (G) - Foi profundamente grato – I Rs 3:25;


·   (H) - Organizou o reino – I Rs 4:7-19;


·    (I) - Estabeleceu grande força armada – I Rs 4:24-28;


·    (J) – Foi superior aos sábios – I Rs 4:29-31;


·    (K) – Proferiu provérbios e discursos – I Rs 4:32-34;


· (L) - Desenvolveu grandes projetos de construções, destacando-se o Templo e a Casa da Floresta do Líbano (palácio de Salomão), que demoraram 23 anos para serem edificados – I Rs caps. 5 e 6;


·  (M) – Orou, dedicando o templo ao Senhor – I Rs 8:22-53;

·  NO ENTANTO, ALGO LEVOU SALOMÃO A SE TORNAR IDÓLATRA, ATRAINDO O JUÍZO DE DEUS PARA SUA CASA:


·  (A) – A insensatez de Salomão vista em sua vida luxuosa – I Rs 4:22-23; 10:21-23 – Embora os líderes de Deus não devam ser ascetas, nem por isso devemos nos entregar aos excessos do luxo – I Tm 6:10.


·  (B) – Seu casamento com mulheres pagãs estrangeiras e sua excessiva sensualidade – I Rs 11:1-3; Ne 13:23, 26 – Tenhamos cuidado! Satanás ataca os líderes em três pontos principais: sexo, dinheiro e poder.


·  (C) – Sua opressão ao povo – I Rs 12:4 – A fim de manter sua magnificente corte, Salomão taxou pesadamente o povo. Isto foi um fator de insatisfação, em face das dificuldades financeiras que o povo comum precisava enfrentar – Tg 5:4.


·  (D) – Sua sanção à idolatria – I Rs 11:4-8 – Talvez esse seja o aspecto mais trágico e incompreensível  do desvio de Salomão. Um homem que teve o privilégio de receber visitações divinas terminou a vida como fomentador das práticas idólatras. 

.   Desta forma, O CONSTRUTOR DO TEMPLO DO SENHOR TERMINOU SENDO CONSTRUTOR DE TEMPLOS PAGÃOS, DEDICADOS A VÁRIOS DEUSES! 


·  (1) - ASTAROTE (plural de Astarte) – Deusa dos sidônios  (Jz 2:13; 10:6; I Sm 7:3). - O culto a essa falsa deusa do amor incluía sacrifícios de animais, prostituição (masculina e feminina), práticas homoafetivas como parte do culto e sacrifícios humanos.


·  (2) - MOLOQUE – Também conhecido como MILCOM; MALCAN; e MOLEQUE – Uma divindade dos amonitas adorada com sacrifícios humanos  - Lv 18:21; I Rs 11:5, 33; II Rs 23:10; Jr 32:35; Am 5:26; At 7:43 – Este deus exigia sacrifício de crianças;



·  (3) - CAMOS ou QUEMOS – Nome ou título do deus dos moabitas (Nm 21:29; Jr 48:46); era adorado por meio do sacrifício de crianças (II Rs 3:27); foi destruído por Josias (II Rs 23:13-14).

.   MOLOQUE e QUEMOS eram os deuses de Amom e Moabe, cujas nações foram formadas com os descendentes de Ló, que cometeu incesto com as suas duas filhas; 

.   Vários autores sagrados aludem que, atualmente, esses deuses estão ligados ao lar, separando casais, matando crianças e levando à prática de incesto.


·  Diante de tais considerações, extraiamos algumas  lições  para nossa meditação:


·   (1) – SALOMÃO FOI SÁBIO, MAS NÃO PERMANECEU FIEL A DEUS – I Rs 3:5-14 – Por ser humilde e não pensar primeiramente em si mesmo, Deus não só atendeu o pedido de Salomão, mas deu-lhe também riquezas, fama e notoriedade – I Rs 4:34. 


·  (1.1) - O que se esperaria de alguém com todas estas bênçãos?: NO MÍNIMO, FIDELIDADE. 


·  (1.2) - Mas a verdade é que as pessoas se envolvem em laços; e, nem sempre ser sábio nos isenta de cairmos neles, pois a sabedoria deve ser prática e não teórica. Salomão não ouviu a voz da sabedoria; antes, deixou-se levar pela idolatria – I Rs 3:5-8

·  (2) – SALOMÃO FOI SÁBIO, MAS NÃO SE LIVROU DOS PERIGOS COM ENVOLVIMENTOS ERRADOS:


·  (2.1) – Deixou-se envolver pela fama da sua sabedoria e competência, esquecendo-se que tudo o que possuía vinha de Deus – I Rs 10:1, 7-9 ;


·  (2.2) – Deixou-se envolver pelos prazeres que o levaram à adoração dos deuses estranhos – I Rs 11:4;


·  (2.3) – Deixou-se envolver por interesses políticos, a fim de fazer negócios e agradar às suas mulheres estrangeiras – I Rs 11:1-2 comparar com Pv 2:16-19;


·   (2.4) – Deixou-se envolver por si mesmo, achando que depois de tudo o que havia conquistado, não precisaria mais de Deus; era autosuficiente – I Rs 11:6 comparar com Pv 3:5-8.


·  (3) – SALOMÃO FOI SÁBIO, MAS NÃO SE AFASTOU DA IDOLATRIA – A idolatria cega o entendimento e geralmente é conseqüência das seguintes atitudes:


·  (3.1) – Esquecer que Deus nos ama - Salomão se esqueceu do amor de Deus e isto o afastou do Senhor – II Sm 12:24-25;


·  (3.2) – Esquecer de quem somos e o que Deus fez por nós – I Rs 3:6-10. 

V - CONSIDERAÇÕES FINAIS:



·  Nm 27:12-23 – Ao saber que sua morte estava próxima, Moisés se preocupou com quem haveria de sucedê-lo e orou ao Senhor para que lhe indicasse seu substituto. Meditemos em alguns pontos:


·  (1) – Moisés pensou e se preocupou com o seu sucessor (o que muitos líderes hoje não fazem);



·  (2) – Moisés não cogitou nomes para a sucessão: um amigo, um parente, sua esposa ou até mesmo um de seus filhos;


·  (3) – Tampouco Moisés mencionou o nome de Josué, que tantas provas demonstrou de sua liderança e capacidade;



·  (4) – Moisés simplesmente orou ao Senhor e deixou que Ele tomasse esta iniciativa.

·  Que todos nós aprendamos esta bela lição e, acima de tudo, ponhamo-la em prática nas nossas vidas ministerial e de liderança, para glória de Deus! Amém.



FONTES DE CONSULTA:
  • Lições Bíblicas CPAD – 2º Trimestre de 1996 – Comentarista: Valdir Bícego 
  • Mil Esboços Bíblicos – Editora Evangélica Esperança – Georg Brinke 
  • A Bíblia Vida Nova – Edições Vida Nova 
  • 70 Esboços de A a Z – Editora Pró Logos – Caio Fábio 
  • Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia – Editora e Distribuidora Candeia – R. N. Champlin e J. M. Bentes

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Pregador do Evangelho Pela Graça do Senhor.

NOS INDIQUE

Uilson no twitter

ACESSOS

 

FAMÍLIA EBD. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com | Distributed by Deluxe Templates