terça-feira, 13 de outubro de 2009

DAVI NA CORTE REAL - VIVENDO COM SABEDORIA





Davi na corte Real – Vivendo com Sabedoria
Texto Áureo - “E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul” I Sm 18:5
Introdução:

Meus amados irmãos, neste domingo falaremos a respeito de Davi na corte Real. Para iniciar gostaria de falar que era costume dos antigos que os Jovens escolhidos morassem no Palácio, vemos isso em Dn 1:3-4 Ester 2: 7,12 esse tempo no palácio servia para estudar os costumes reais, educação, leis etc... Neste quesito Ester, Sadraque, Mesaque, Abdenego e Daniel foram ótimos alunos, com Davi não foi diferente, foi aluno exemplar, a ponto de conquistar a confiança de todos no palácio Real deste o Grande até o mais humilde serviçal ISm 18:5.
I – As Qualidades e virtudes de Davi
1. Um homem talentoso.
I Rs 2:1-3 - E APROXIMARAM-SE os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem. E guarda a ordenança do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores. Nestas palavras no final da vida de Davi, observamos a fonte de sua Sabedoria e do seu Talento.
Hoje Não estamos mais pedindo sabedoria a Deus para nos conduzir, dar entendimento para abrirmos a boca na hora certa. No início vemos em I Sm 16.18b as qualidades de Davi na sua juventude, Chamo a atenção dos irmãos que quem deu testemunho de Davi foi outra pessoa. Vejamos os seus talentos: Sabe tocar.
Tocar é diferente de Saber tocar, o saber é mais profundo pois além do tocar este som era acompanhado pela unção(I Sm 16: 23) pois o louvor era para o Deus altíssimo. Hoje os Músicos devem buscar esta unção que vem do Senhor e tocar e tocar bem (Sl 33:3). É animoso, além de ser animado animava os outros, é homem de guerra, Davi sempre estava pronto para toda a obra, qualquer batalha, o homem cheio do Espírito é valente e enfrenta qualquer batalha, (obs. Valente não é ausência de medo, mas é enfrentar as adversidade confiando no Senhor). Sisudo de palavras, muitos não sabem nem o que é sisudo, associa com trancado, bravo.
Porém é o contrário vejamos o que diz o dicionário.
Adj. Que tem siso, que tem juízo, sensato, sério, prudente. Que qualidades maravilhosas para um homem de guerra. Que possamos ser sisudos de palavras.

2. Um homem com muitas habilidades.
Neste tópico vamos detalhar mais cada habilidade deste homem que tanto temos a aprender com sua vida.
a) Músico: Os músicos exercem uma atividade muito importante na congregação, pois ao tocar seus instrumentos cheios de unção cumpre-se a palavra do Senhor que diz que Deus habita no meio dos louvores Sl 22.3 e essa presença quebranta o coração dos irmãos preparando para receber a revelação do Senhor através da sua Palavra pregada. Não quero entrar no mérito de ritmos, mas precisamos resgatar a verdadeira música sacra, os músicos não precisam enfeitar a música tocai com simplicidade.
b) Forte: Não é forte no físico, pois Davi era o menor na casa de seu pai, mas um homem esforçado, com muita intensidade e energia em todas as batalhas que enfrentavam, como precisamos de homens fortes, decididos, esforçados para levar a palavra do mestre adiante, onde está aqueles homens como Daniel Berg, Gunnar Vingren, Pr Jeová entre outros. Observamos nos livros de 1 e 2 Samuel; 1 Crônica e Salmos registram os seus feitos corajosos.

c) Valente: adj. Que tem valor e coragem, Davi, por confiar inteiramente no Senhor, era um homem destemido em seu desempenho como rei de Israel. Ele demonstrou coragem, habilidade e eficiência antes de ocupar o trono e depois, quando nele assentou-se. A valentia de Davi como pastor de ovelhas é relatada em 1 Sm 17:34-36.
d) Homem de guerra: Quando falamos homem de guerra, não significa que é uma pessoa grossa, brava, mal. Podemos defini-lo como “homem de guerra” pois usava de estratégias para vencer seus inimigos, conquistar seus superiores, pares e subordinado, inteligência militar.
e) Sisudo em palavras: como falamos a cima Sisudo é o Que tem siso, que tem juízo, sensato, sério, prudente. Observamos em Davi essa qualidade quando tinha o poder de matar Saul e não o fez 1 Sm 24:4-6 e 26:5.
f) Boa aparênciaA boa, cuidada e equilibrada aparência e compostura de uma pessoa influencia a visão das demais a respeito dela. Observamos que se Deus não interviesse o próprio Samuel teria ungido Eliabe. 1Sm 16: 6 E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido.
A aparência é muito importante principalmente para um obreiro, devemos andar bem vestido, sapatos engraxados e limpos, roupas passadas, cabelos e barbas bem feitas, ouvidos e narizes limpos (julgo muito importante, por isso fiz questão de colocar aqui) essa boa aparência não pode ser consideradas motivos de santidade e nem deve ser motivo para julgarmos os outros. Samuel julgou de início, mas Deus que conhece o homem, bradou logo em seu coração.
VS 7 “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração”.
g) O Senhor era com ele. Este é o principal motivo das vitorias de Davi. “O Senhor era com ele” 2 Sm 7: 3 E disse Natã ao rei: Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o SENHOR é contigo. Amados observe o que Deus fala de Daví:
2 Sm 7: 8 Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel.
9 E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra. O eterno era tudo para Davi (Sl 18:2) e isso fez toda a diferença em sua vida. Sua inteira e voluntária submissão ao Senhor fez dele o maior monarca da história bíblica.
II – O talento de Davi na corte.
Nesse tópico queremos destacar que nada acontece por acaso na vida de um homem ou de uma mulher de Deus. Antes de Davi enfrentar o gigante Golias ele teve que enfrentar um Urso e um leão, talvez você irmão esteja enfrentando um urso ou um leão mas lembre-se que o melhor de Deus para sua vida ainda está por vir.

1. Davi como escudeiro do rei.
Esta posição é um cargo de confiança, é aquele que defende o rei em todas as ocasiões, Como Davi chegou a essa posição? Podemos imaginar alem das qualidades acima mencionadas, um jovem educado e disposto a aprender, e isso fazia parte do plano de Deus para com Davi. Temos aqui uma lição preciosa, quando começamos de cima não entendemos o que se passa em baixo, mas quando conhecemos o trabalho mais insignificante que pareça aprendemos a valorizar do menor ao maior. Quantos pisam em cima do menor, eu sou militar e comecei de soldado recruta hoje sou sargento e posso afirmar que sem soldado não existiria exército. Davi foi o melhor Rei que Israel teve, pois começou de baixo, aprendendo com humildade. Um bom pastor geralmente foi um bom evangelista, um bom presbítero, um bom diácono e certamente um bom membro.
2. Como comandante das tropas.
Davi não foi um chefe e sim um bom líder, o chefe manda, dar ordens é temido, um líder é respeitado ele conquista com seu carisma e todos lhe seguem 2 Sm 23:15 - E teve Davi desejo, e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém, que está junto à porta!
16 Então aqueles três poderosos romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cisterna de Belém, que está junto à porta, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o SENHOR. O que Davi tinha para aqueles três homens arriscarem suas vidas passando Por dentro de um exército só para levar um pouco de água para que lhe matasse o desejo? Carisma meu irmão, era um verdadeiro líder.
III. O carisma de Davi no Palácio Real.
A palavra carisma fignifica força ou dom conferido por graça divina. Quando dizemos que alguém é carismático, estamos dizendo que esta pessoa tem dom, é cativante, consegue ser simpática e ganhar a confiança dos demais. Como era Davi no palácio principalmente com os outros.
1. Nos relacionamentos.
...e era aceito aos olhos de todo o povo e até aos olhos dos servos de Saul. (1 Sm 18:5b) Que exemplo maravilhosos de Davi para nós, os seus relacionamentos ia do maior ao menor, do rico ao podre, do mais influente ao que não tinha nenhuma influencia. Davi demonstrava empatia (capacidade de identificar-se totalmente com o outro) principalmente com as três principais classes de pessoas no reino:
a) O filho do Rei
Davi se identificou com Jonatas de uma tal maneira que ficou registrado na bíblia sagrada como uma das mais belas história de amizade. Jonatas como filho do rei tinha potencial para reinar depois de Saul seu Pai, era valente (1 Sm 13:2,3) e era herdeiro direto do rei, mas conhecia o seu amigo Davi e ambos fizeram aliança (1 Sm 18:3,4) Saul manda Jonatas matar Davi, porém Jonatas esta mui afeiçoado por Davi. (obs.) A nossa amizade para com os ricos, ou influentes não pode ser intereceira, eu não posso ter uma amizade com o Pr presidente com interesse que ele vai mim consagrar, vai levar-me ao pastorado e por fim serei o seu substituto, cada um deve ter convicção da sua chamada, e esperar o tempo do Senhor. Davi esperou no tempo do Senhor e Deus o preparou para a hora certa.
b) Todo o povo.
Davi era benquisto pelo povo 1Sm 18:5 Uma característica de quem não deixou subir para a cabeça a fama, a sua posição era de humildade cativando a amizade, e caindo na graça de todo o povo, em várias ocasiões o povo demonstrou essa admiração por Davi. 1Sm 18:5 ... e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul. 6 ...quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.
7 E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.

c) Servos de Saul.
Como é importante o relacionamento do crente com todos, isso do menor ao maior, dentro do palácio Davi dava uma lição de simpatia, não importando a classe social, se tinha dinheiro ou não, pois ele via a pessoa humana, um trabalhador um filho de Deus. Como você está vendo seu funcionário, apenas um empregado ou uma pessoa que tem alma, tem famílias, podemos tratar a todos igualmente, pois não sabemos o dia de amanhã, lembre-se que hoje você é patrão mas não se sabe o que acontecerá depois.

d) Para administrar conflitos.
Como podemos administrar conflitos se não tivermos o Espírito Santo de Deus agindo em nós, nos dando sabedoria? Davi antes de ir ao palácio do Rei era cheio do Espírito como vemos logo que Samuel ungiu com o óleo 1 Sm 16:13 ...e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Quando as mulheres saíram cantando que Saul feriu seus milhares porém, Davi os seus dez milhares 1 Sm 18:7 cabe uma reflexão na atitude de Davi, ao receber um elogio, que era verdadeiro:

a) Não subiu para a cabeça, ele não deixou atingir seu ego mudando seu comportamento, nem seu relacionamento com os outros. (obs. Quantos não tem se deixado levar pelos elogios? Esse é um homem de Deus. É um profeta que Deus usa...etc.) Cuidado com elogios, tudo que fizermos seja para glória de Deus.

b) Davi administrou muito bem essa situação por não levar adiante esses elogios, pois isso não faria bem a ele muito menos ao rei. Que nós sejamos como Davi, que se vierem os elogios que sejamos a ultima estação.

A bíblia mostra que Davi fez o possível para que o seu relacionamento com Saul fosse mantido amistosamente, no entanto, a condição espiritual e emocional do rei não permitiu isso. Mesmo quando sofreu tentativas de assassinato por parte do rei, Davi não revidou, mas preferiu fugir (1 Sm 18:11; 19.1). Quando teve oportunidade para matar o rei, mais uma vez ele procurou reatar as relações rompidas e não tocou no ungido do Senhor. (1 Sm 26.9-25).
Conclusão:
Ao concluirmos esta lição vemos o quanto foi bom para Davi ter passado por este estágio primeiro apascentando ovelhas no campo, aonde enfrentou um Urso e depois um Leão (mesmo sem saber o que lhe esperava mais pra frente “enfrentar um Gigante”) depois no palácio do rei, aprendendo as leis de Israel, o papel do rei para com a nação Além de aprender sobre política. Muitas vezes passamos ou estamos passando por situações que não entendemos o porque ou para que, porém, o Deus todo poderoso nos diz: Jr 29: 11Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Entendamos que o Senhor dos exércitos trabalha na minha e na sua vida não murmure, não reclame espere no Senhor. Amém.
Aplicação pessoal:
“ Davi também teve uma falha séria que o poderia ter condenado não fosse o Mestre agindo em sua vida. O Sl 51 fala sobre pecado que quase o destruiu e nos ensina mediante o seu exemplo como nos arrependermos dos nossos próprios erros.
A oração de Davi se inicia com três pedidos ao Senhor:Misericordia (v1). Nenhum de nós merece a graça de Deus, porém Ele cuida de nós com ternura e intensidade, mesmo quando o nosso coração está distante dEle. Nosso amor pelo Senhor pode falhar, mas não o seu amor por nós. Renovação (v2). A tinta de nossa falha deixa uma marca indelével em nossa vida e na dos outros; porém, podemos confiar na compaixão do Senhor para apagar o nosso pecado do livro de sua memória. Purificação(v2). Somente Deus pode lavar a mancha do pecado. Queremos nos sentir puros outra vez, de modo que desapareçam toda a impureza que adquirimos e o legado de suas lembranças” (WOOD. George O. Um salmo em seu coração. Cpad.


Por:- Pb. Josenildo Cardoso Cavalcante

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Pregador do Evangelho Pela Graça do Senhor.

NOS INDIQUE

Uilson no twitter

Archive

ACESSOS

 

FAMÍLIA EBD. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com | Distributed by Deluxe Templates