terça-feira, 15 de setembro de 2009

O TESTEMUNHO INTERIOR DO CRENTE


Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Recife / PE
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Av. Cruz Cabugá, 29 – Santo Amaro – CEP. 50040 – 000 Fone: 3084 1524
LIÇÃO 12 – O TESTEMUNHO INTERIOR DO CRENTE

INTRODUÇÃO
Nesta lição iremos abordar o conceito do novo nascimento através da regeneração, pelo qual o ser humano é transformado. João nos mostra a verdadeira identidade dos filhos de Deus, porém é o Espírito Santo quem nos confirma esta filiação. O evangelho envolve imperativos morais; e o poder de cumprir o mesmo (o que leva o individuo a compartilhar da própria santidade de Deus) vem através da participação na natureza divina. “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca, mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca” (I Jo 5:18).
I – O QUE É O NOVO NASCIMENTO?
1.1 - Conceito – Milagre operado no espírito do ser humano, através do qual este é recriado de conformidade com a imagem divina pela conversão e regeneração. É o nascimento de cima para baixo (Jo.3:1-16). É a impregnação da natureza divina á alma humana, unindo-a ao Senhor Jesus num só corpo. O novo nascimento ressalta a comunicação da vida espiritual; a regeneração acentua o começo de um novo estado de coisas em contraste com o antigo; daí a ligação do uso da palavra com aplicação a Israel “E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel ”(Mt. 19:28). Jesus explicou a importância do renascimento espiritual, dizendo que o povo não entraria no reino de Deus por viver uma vida melhor, mas se renascesse espiritualmente.
1.2 - A expressão “da água e do Espírito” pode ser referido:
 O nascimento físico (representado pela água) e o nascimento espiritual (representado pelo Espírito).
 A regeneração pelo Espírito simbolizando pelo batismo cristão, visto que a água é usada como agente de purificação, obra realizada pelo Espírito Santo de Deus (Tt.3:5).
1.3 -Testemunho Interior – É a testificação no Espírito Santo no seu interior, que ele é filho de Deus. “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”(Jo 3:3).
1.4 - Novidade de vida - no Grego “Kainotes”, é uma vida de nova qualidade (Rm. 6:4), o crente sendo nova criatura (II Co 5:17), deve se comportar em consistência com a vida nova em contraste com o seu antigo modo de vida; novidade de espírito (Rm.7:6), dito de maneira do crente servir ao Senhor.
II – OS FILHOS DE DEUS ESTÃO RELACIONADOS AO AMOR
Quando nos tornamos cristãos, passamos a fazer parte da familia de Deus; os companheiros crentes passam a ser nossos irmãos e irmãs. Somos simplesmente convocados para aceitá-los e amá-los. A santidade, a fé e o amor são partes integrantes da natureza dos remidos, isto é; aqueles que são nascidos de Deus.“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus ”(Rm. 8:16).
Como deve ser o relacionamento dos filhos de Deus:
2.1 - Através da Comunhão-É a forma de companherismo, participação usado acerca das experiências e interesses comuns dos cristãos (At. 2:42; Gl.2:9; I Jo 1:7).
2.2 - Através da União-É a forma de estar unido, junto e com o mesmo sentimento em ação.“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, ”(At.2:46: Sl.133:1;I Jo 1:7).
2.3 - Através do Relacionamento sincero -Ter um bom relacionamento com os irmãos.“O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele”(Pv.20:7). Outros textos mostram a integridade daqueles que andam em sinceridade (Sl. 25:21; Pv. 10:9;Pv. 11:3).“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; ”(Rm.12:14).
2.4 - Através do Testemunho -Ter uma vida respaldada pela Palavra de Deus, ser exemplo na vida cristã.“Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus”(Hb.11:5).

III- O PERFIL DOS FILHOS DE DEUS
3.1 - Andar em espírito - O crente deve andar em novidade de vida, ou seja, refere-se a uma conduta moral. “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Rm. 6:4).
3.2 - Crucificar a carne - Deixar os desejos da carne, e agradar a Deus. “Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”(Gl.2:19-20).
3.3 - Levar as cargas uns dos outros – Significa compartilhar nos sofrimentos dos outros, uma forma de ajudar levar o fardo do próximo. “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo”(Gl. 6:2).
3.4 - Fazer o bem – É uma ação do cristão na realização do bem estar do seu próximo na vida diária.“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”(Gl. 6:9; II Ts 3:13; Tg. 4:17).
3.5 - O cristão deve andar em novidade de vida – Deixando as coisas velhas e prosseguindo para o alvo que é Cristo.“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”(Rm. 6:4; Rm. 7:6).
3.6 - Honestidade – Andar com integridade e dignidade dando exemplo na sociedade. “Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja” (Rm.13:13; Fp. 4:8; II Cor. 8:21).
3.7 - Boas Obras - Pelos frutos conhecereis se sois os meus discípulos. “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Ef. 2:10; Tt. 3:14; Hb.10:24).
IV – RESULTADOS DA REGENERAÇÃO
 Nascidos de Deus vence a tentação ( I Jo 3:9; 5:4,18)
 A atitude da pessoa regenerada é diferente (Ml 3:18)
 Ama os irmãos ( I Jo 5:1 )
 Ama a Deus ( I Jo 5:2; 4:19)
 Ama a Palavra de Deus ( Sl. 119:97; I Pe 2:2)
 Ama seus inimigos (Mt. 7:11)
 Ama as almas perdidas ( II Co. 5:14)
CONCLUSÃO
Podemos concluir que o amor fraternal é o resultado do novo nascimento. Aquele que é nascido de novo busca andar em novidade de vida, ele não busca cometer pecados. “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus” (I Jo 3:9). João mostrou o perfil daquele que é nascido de Deus: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido” (I Pe. 5:1).“Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;”(I Pe. 2:2). Os filhos de Deus possuem três características: fé , amor e obediência.
REFERÊNCIAS:
 ALMEIDA, João Ferreira de, 1995- Bíblia de Estudo Pentecostal, Ed. Revista e Corrigida. CPAD.
 OLIVEIRA, Raimundo Ferreira de, - As Grandes Doutrinas da Bíblia. Rio de Janeiro, CPAD, 1987.
 STANLEY,M. Horton. 1996, Teologia Sistemática. Rio de Janeiro, CPAD, 1996.
 R. N. CHAMPLIN, Ph.D, O Novo Testamento Interpretado-Versículo por versículo. Ed. Hagnos, 2002.

Publicado em: Rede Brasil de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Pregador do Evangelho Pela Graça do Senhor.

NOS INDIQUE

Uilson no twitter

ACESSOS

 

FAMÍLIA EBD. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com | Distributed by Deluxe Templates