segunda-feira, 28 de setembro de 2009

DAVI E SUA VOCAÇÃO




Por Ev. Isaias de Jesus


DAVI E SUA VOCAÇÃO
Introdução
Neste trimestre aprenderemos sobre a vida de Davi, um dos maiores personagens da bíblia, um homem segundo o coração de Deus. A sua trajetória é destacada como um marco da história bíblica (II Sm 7.8). Davi um homem que saiu de detrás das ovelhas de seu pai para governar a nação de Israel. Em Davi estavam muitas das promessas sobre a linhagem que levaria ao nascimento do Messias (Lc 1.32).Davi, que significa amado em hebraico, é o tema do nosso quarto trimestre.
I - Um período de transição.
Após a conquista da terra de Canaã, pelo povo de Israel, ocorreram muitas transformações. A posse da nova terra fez com que um povo que era nômade passasse a usufruir de uma promessa divina, feita muitos séculos antes ao patriarca Abraão; “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção” Gn 12.1,2.
A partir do momento que Josué assume a liderança do povo, após a morte de Moisés (Dt. 34) isso nós aprendemos no segundo trimestre da nossa EBD. A história de Israel passou a ser guiada pelos mandamentos feitos pelo Senhor ao povo quando estavam fora da terra; “Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.
Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires. Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas.” Dt 30.16,18. O que aconteceria se com o passar dos anos o povo não guardasse a palavra do Senhor? O povo não permaneceu fiel as palavras do altíssimo, mas Ele permanece fiel (II Tm 2.13).
Por ser o princípio religioso a principal motivação para o povo permanecer ligados a lei divina, mesmo que isso significasse muitas e onerosas dores, o povo chamado de dura cerviz, afastavam-se dos padrões requeridos pelo altíssimo atraindo sobre si ira divina (Dt 31.27).
A história de Davi começa num período de transição muito importante para o povo de Israel. Os juízes comandaram o povo de Israel durante os 300 primeiros anos em que habitaram a terra de Canaã. “Durante este período, Deus levantava os juízes para combater a imoralidade e a apostasia, pois o povo era guiado pelo seu próprio coração,” e fazia o que achava reto aos seus olhos” (Jz 21.25).
Aquele povo que por anos estiveram sobre o comando de sacerdotes e juízes, a mudança para a monarquia representaria, para aquele momento histórico, um passo importante de se igualar as nações que estavam ao seu redor. A figura de um rei iria satisfazer a exigência do povo; “Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações” I Sm 8.5.A conseqüência da escolha foi um rompimento com aquilo que era algo legal, a presença de Deus, tornou-se um ato de insubmissão ao altíssimo. “E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles I Sm 8.7.
II - O primeiro Rei
A escolha pela monarquia levou a escolha do primeiro rei sobre as tribos, e Saul assume o posto mais alto; “E quando Samuel viu a Saul, o SENHOR lhe respondeu: Eis aqui o homem de quem eu te falei. Este dominará sobre o meu povo” I Sm 9.17.
Saul reinou em Israel pelo período de 40 anos, um governo marcado no princípio pela presença de Deus nas vitórias diante dos seus inimigos (I Sm 11.9,11). Mas Saul não permaneceu em conformidade com as palavras de Deus, afastando-se do projeto divino para sua vida, e no final buscou inclusive ajuda de uma pitonisa. “Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar” I Cr.10.13.
A escolha de Davi se deu ao passo que o reinado de Saul começou a ruir. É a partir da rejeição de Saul que Samuel recebe a incumbência de ungir outro rei sobre Israel. “Então Samuel lhe disse: O SENHOR tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tuI Sm 15.28.
II - Davi uma escolha divina.
A escolha de Davi foi feita por Deus, o jovem pertencia a família de Jessé o belemita, um efrateu de Belém de Judá (I Sm 17.12). A ordem divina era que entre os filhos do belemita haveria o futuro rei e a missão do profeta não foi uma tarefa fácil, pois Samuel colocou em risco a sua vida (I Sm 16.2). Como é importante que os homens estejam na direção divina, cumprindo plenamente a sua vontade. Este foi o objetivo de Jesus em seu ministério terreno, de cumprir a vontade de seu pai. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou (Jo 6.38).
Ao entrar na casa de Jessé, o profeta teve de imediato a impressão de estar diante do novo rei, quando olhou para Eliabe, o primeiro filho de Jessé a se apresentar (I Sm 16.6). Encontramos neste episódio um ensinamento muito especial para nossas vidas, as “nossas escolhas” muitas vezes não representam aquilo que realmente deveríamos escolher. Olhar somente a aparência, já não é algo só dos nossos dias, o próprio profeta Samuel foi tentado a tomar esta decisão, “certamente está perante o Senhor o seu Ungido”.
Ao olhar para “exterior” somos tentamos muitas vezes a procurar entender o que as pessoas estão sentindo por dentro, se elas estão tristes, tentamos imaginar o que esta acontecendo. Quando encontramos alguém bem vestido, com roupas caras ou em carros de luxo, pensamos se este ou aquela tem dinheiro. Pode ocorrer que muitos de nós entramos em situações complicadas por não estarmos atentos aos “detalhes”. Samuel estava numa posição de grande responsabilidade e ele não poderia errar, pois um erro significaria a rejeição do próprio Deus.
Mas o detalhe que não faltava naquela ocasião era justamente a unção do divino sobre a vida do profeta.Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração” I Sm 16.7.
Ao atentarmos para o exterior nada enxergamos, apenas o que nossos olhos querem ver, mas Deus olha para o que esta embaixo da pele, ele olha para o homem interior, onde se descobre as intenções do coração (Hb 4.13). Desta forma, o segundo filho de Jessé também não passou no crivo divino, e ao passar todos os filhos que estavam na casa o profeta faz uma pergunta ao dono daquela casa acabaram-se os jovens?(I Sm 16.11).
III - Davi uma escolha segundo o coração de Deus.
Faltava o menor, aquele que até o momento não haviam sido lembrado, mas Deus não se esquece de ninguém, havia aquele que estava detrás das ovelhas (I Cr 17.7), talvez esquecido pela sua família naquele momento, mas nunca pelo Senhor. Lembramos o que disse o profeta Isaias; “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti” ( Is 49.15). Deus estava contemplando aquela ocasião, era algo notório, pois o novo rei abriria uma nova perspectiva para o povo de Israel.
O nome Davi no hebraico significa amado, e não encontramos outro de igual significado na bíblia, e segundo a tradição dos Hebreus os nomes tinham grande importância em relação à pessoa. O próprio Deus também se preocupa com os nomes, é algo muito especial. Ao olharmos para a história bíblica encontramos alguns personagens do antigo testamento que tiveram os seus nomes mudados pelo Senhor. É o caso do nosso patriarca Abraão, que no princípio se chamava Abrão que significa pai exaltado, em outras traduções como pai das alturas. Quando Deus escolhe, Ele muda o homem por completo e isto pode incluir até mesmo o nome. Abrão passou a se chamar Abraão que significa pai das multidões Gn 17.5. O nome é parte da identidade de casa pessoa, pois nos identifica uns dos outros, é nesta singularidade que é nos reservado um novo nome nos céus(Ap 2.17).
Davi era o caçula entre os seu irmãos, o menor entre todos (I Sm 16.11), e foi o último a passar diante do profeta Samuel. Ao aproximar-se do profeta aquele jovem ruivo, versículo 12, o Senhor ordenou ao profeta que o ungisse no meio dos seus irmãos. Deus escolheu o menor, aquele que ao princípio seria o último, este deveria receber a menor parte, na lei de Moisés a benção estava sobre o primogênito(Dt 21.17).
Ao chegar o profeta, os filhos de Jessé puseram-se apostos para aquela cerimônia. Contudo, existe um número expressivo de pessoas que estão sempre “prontas” para fazer algo para o Senhor, mas poucos estão aptos. Aqueles que o Senhor quer usar realmente não aparecem, estão por ai “atrás das ovelhas”, cuidando do rebanho do Senhor sem muitas vezes serem vistos. A obra feita no silêncio, feita nas lágrimas e fadigas, às vezes debaixo de sol escaldante e o nome destes pequenos não aparecem na mídia, são “esquecidos” pelos seus irmãos, mas estes estão no coração de Deus, esperando para serem lembrados e honrados no momento certo (Ap 22.12).
IV - A unção de um novo Rei.
Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.” (I Sm 16.13). Ao receber a unção observamos que a partir daquele momento o Espírito de Deus estava sobre a vida de Davi aumentando a sua capacidade (I Sm 17.33,37). Não havia dúvidas que a escolha foi confirmada pela presença sobrenatural do Espírito Santo. A vida daquele jovem mudou por completo com a benção de Deus sobre sua vida. Deus sempre faz a escolha certa, mesmo que alguns não queiram permanecer na sua vocação, sempre o altíssimo escolhe os melhores para sua obra (Jo 15.16).
Embora escolhido rei, Davi não tomou a princípio o governo de Israel, ele voltou para cuidar das ovelhas do seu pai; “E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas”. I Sm 16.19). Mesmo recebendo a unção e estando cheio do Espírito Santo, Davi teve paciência e soube aguardar o tempo certo, o tempo de Deus (Ec 3.1).
Conclusão
Nesta lição aprendemos que o projeto de Deus na nossa vida pode começar a qualquer momento. Davi estava no campo cuidando das ovelhas de seu pai, sem se preocupar com a política, governo, crises e guerras, mas ele estava no projeto de Deus. Davi teve a oportunidade de comandar uma nação, sem talvez nunca imaginar que isso aconteceria. Aprenderemos neste trimestre sobre a vida de um dos maiores nomes da bíblia, sua vida e trajetória, e poderemos tirar lições preciosas para nossas vidas.
Bibliografia
BOYER Orlando, Pequena Enciclopédia Biblica. Rio de Janeiro, CPAD.
JOSEFO Flavio, Historia dos Hebreus. Trad. De Vicente Pedroso. Rio de Janeiro, CPAD, 199O.
HENRY Matteu, Comentário Bíblico, Trad. Degmar Ribas Júnior. Rio de Janeiro, CPAD 2002.
Presb. Juarez Alves
Professor de História pela UFGD.
Formação Teológica ETAD.


0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Pregador do Evangelho Pela Graça do Senhor.

NOS INDIQUE

Uilson no twitter

ACESSOS

 

FAMÍLIA EBD. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com | Distributed by Deluxe Templates