terça-feira, 16 de junho de 2009

HISTÓRIA DA EBD



História – O Inicio da EBD

Surgiu nos Estados Unidos da América, com o propósito de evangelizar crianças que ficavam sem atividade durante os serviços de domingo. Atualmente, esta atividade envolve os membros da Congregação, em todas as faixas etárias e acontece em horário diverso ao serviço religioso. No Brasil, a maioria das comunidades adota a EBD matinal e os serviços religiosos vespertinos, mas algumas realizam a EBD horas antes do início dos cultos. Em países como EUA e na Inglaterra, todas as atividades dominicais acontecem durante a manhã.
Robert Raikes (14/09/1735-05/04/1811), filho de Robert e Mary Raikes, foi quem originou o Movimento de Escola Dominical. Tendo um profundo amor pelas crianças, Raikes resolveu estabelecer uma escola gratuita para esses meninos de rua. Então, Raikes contratou uma equipe de quatro mulheres no bairro para lecionar, recebendo um xelim e seis pence, cada uma. Com a ajuda do Rev. Thomas Stock, Ministro Anglicano, Raikes pôde logo associar cem crianças, de seis aos doze ou quatorze anos, nestas escolas dominicais. A primeira foi instalada na Rua Saint Catherine. Seu objetivo principal não era ensinar a Bíblia, mas alfabetizar os alunos e ministrar aulas de religião com o propósito de reformar a sociedade. O objetivo último era modificar-lhes o caráter usando os ensinamentos bíblicos.
Assim, a Escola Dominical nasceu como um instituto bíblico infantil, operando de forma independente das igrejas, alfabetizando e ensinando Bíblia às crianças carentes. Algumas crianças, a princípio, relutaram em vir para as escolas porque as suas roupas estavam tão rotas, mas Raikes providenciou tudo de que eles precisavam, inclusive banho e cabelos penteados.
As aulas começavam às 10 horas da manhã e iam até as duas da tarde, com lições de matemática, história e inglês, com um intervalo de uma hora para o almoço. Eles eram levados então à igreja para serem instruídos no catecismo até as 17:30 h. Recebiam pequenas recompensas, como livros, canetas, jogos, aqueles que tivessem dominado a lição ou aqueles cujo comportamento tivessem mostrado uma melhoria notável. Entrementes, recebiam castigo corporal aqueles de mau comportamento, como era do costume pedagógico da época.
Em 1784, eram 250 mil alunos matriculados. A taxa de criminalidade de Gloucester caiu, com o advento das escolas dominicais de Raikes, de forma que em 1792 não houve um só caso julgado pela comarca de Gloucester.
A Escola Dominical no Brasil

A Igreja Metodista trouxe a Escola Dominical para o Brasil. Em 1836, o Rev. Justin Spaulding organizou no Rio de Janeiro, entre estrangeiros, uma Congregação com cerca de 40 pessoas e em junho abriu uma Escola Dominical com 30 alunos, dos quais alguns eram brasileiros, ensinados na sua casa. Mas o espírito de Raikes, em criar um “instituto bíblico infantil”, somente surgiu dezenove anos mais tarde, através do casal de missionários escoceses independentes, Robert e Sarah Kalley. Eles são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram aquela que é considerada a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não foi grande: apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Evangélica Fluminense, marco da Igrejas Evangélicas no Brasil.
Características da Escola Dominical
A Escola Dominical, de certo modo, é uma sociedade doméstica da Igreja, mas com diferenças óbvias, pois integra todas as faixas etárias, os sexos e as várias categorias sociais e intelectuais da igreja, sendo um prolongamento da igreja.
A Escola Dominical se assemelha à escola secular pois ambas preparam para a vida em sociedade e empregam textos com materiais didáticos. Porém, a diferença é que a Escola Dominical só funciona aos Domingos (1 hora por semana versus 20 horas por semana). Ela não forma alunos, pois é para a vida toda. Seus “oficiais” (Superintendente, Vice e Secretários), professores e alunos se empenham pela obtenção de novos alunos (Evangelização e Discipulado).
E o objetivo dominante é espiritual: salvação, edificação e santificação. Portanto, nem todas as recomendações didático-pedagógicas se aplicam à Escola Dominical.
Objetivos da Escola Dominical

Evangelização - Reunir pessoas e levá-las a decidir-se por Cristo.
Santificação - Levar os crentes a estudarem a Bíblia, orarem mais e viverem em comuni-dade.
O ensino teórico e prático da Escola Dominical deve levar a um despertamento e um adestramento para o serviço cristão para honra e glória do Deus Triúno.
Comunhão – Deve levar os alunos a aprenderem a conviver entre si, levando em conta a harmonia, a amizade e a interação entre os irmaos.

A RESPONSABILIDADE DO SUPERINTENDENTE

* O Superintendente, bem como seu Vice, devem ter sido, por bom tempo de experiência, professores e diretores de departamento. Devem manter boa relação com o Pastor, que é o Docente por excelência, e com o ministério (Conselho, Sessão, Junta Administrativa, etc.).
* Deve sabiamente escolher quais serão os professores para cada classe e quais pessoas dirigirão os departamentos.
* Deve incentivá-los e manter contato constante com eles. Deve possuir substitutos à altura para seus nomeados. Deve ser responsável pelo preparo e aperfeiçoamento do corpo docente.
O QUE É A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL (EBD)?

É o método de ensino da Bíblia, semanalmente, visando levar o aluno a:
1) Aceitar Jesus como Único Senhor e Salvador.
2) Crescer na fé e no conhecimento bíblico.
3) Por em prática os ensinos bíblicos.

O QUE A EBD NÃO É:
· Um grupo de estudiosos e literatos (doutos, instruídos) da Bíblia.
· Uma forma de passar o tempo, no domingo pela manhã.
· Uma organização paralela á Igreja, com seus próprios objetivos.
· Um clube para piqueniques, passeios, esportes, etc.

RECURSOS DA EBD:

1) Professores motivados e bem treinados.
2) Um currículo bíblico.
3) Materiais adequados (mapas, quadros, apostilas, etc.)
4) Uma biblioteca.
5) Salas de aulas para divisão das classes por faixas etárias.

TODO PROFESSOR DE EBD PRECISA TER EM SEU CURRICULUM:

ENTUSIASMO: para enxergar o potencial dos alunos e professores da EBD.
AMOR: para preencher nossa insuficiência e nos animar sempre.
PERDÃO: para oferecer, quando nem sempre tudo dá certo.
FÉ: para crer no poder do Espírito Santo, agindo através da EBD.
HUMILDADE: para mudar e aprender, ouvir sugestões e partilhar desafios.

TÉCNICAS DO BOM LÍDER:

1. COMUNICAR: informar de maneira clara, direta e simples. Transmitir a visão da necessidade de conseguir o objetivo.
2. DELEGAR: acionar os recursos dos seus liderados ("dons") na direção do objetivo. Organizar tarefas e funções. Formar equipes.
3. INOVAR: aceitar mudanças e novas idéias. A única coisa que o bom líder não cede é quanto ao objetivo. No caso do líder cristão, não cede quanto á doutrina bíblica.
4. MOTIVAR: incentivar novas lideranças. Elogiar. Estimular a participação dos liderados nos processos que levam ao objetivo final. Ser exemplo de conduta.
5. PLANEJAR: ter uma visão de longo prazo, definindo prioridades. Treinar as lideranças. Adotar metodologias compatíveis com os objetivos.
EXEMPLO DE LIDERANÇA: JESUS

Seu objetivo: salvar os homens do pecado, do mal e da morte.

1. Comunicou: Sua mensagem de amor e nova vida, na linguagem do povo da época (parábolas). Pregou em aramaico (língua corrente da Palestina).

2. Delegou: A missão de espalhar a mensagem de salvação a todo o mundo.

3. Inovou: Rompeu com as arcaicas tradições religiosas da época. Ensinou ao ar livre, concedeu perdão a prostitutas e cobradores de impostos, curou no sábado.

4. Motivou: Enviou Seu Espírito para que seus discípulos saíssem das casas-esconderijos. Foi exemplo de conduta em todas as áreas humanas.

5. Planejou: Deu ordens específicas ("amai-vos uns aos outros..." etc.) e escolheu 12 homens para a liderança, treinando-os durante 3 anos.

Sete aspectos fundamentais na vida dos líderes que os fazem se destacar:
Caráter, Relações, Conhecimento, Intuição, Experiência, Êxitos passados e Capacidade.
LIDERANÇA - BARREIRAS E ERROS!

Barreiras à Delegação do Poder:

1. Desejo de segurança e "status"
2. Resistência à mudança.
3. Falta de auto-estima.
4. Só os líderes seguros são capazes de doar.
5. Achar que não tem ninguém que possa substituí-lo.
Sete Qualidades de um Bom Estilo de Comunicação:

1. DIRETO: Procura falar frases simples, indo direto ao assunto (não fica “enrolando”).
2. DESEMBARAÇADO: É “leve”, sem palavras “difíceis” ou “gírias”.
3. EQUILIBRADO: Procura ouvir tanto quanto falar e não interrompe a conversa dos outros.
4. ADEQUADO: Procura não agredir os sentimentos ou opiniões divergentes.
5. CALMO: Ritmo de voz pausado e volume médio.
6. RECEPTIVO: Aceita objeções, procurando descobrir quais os motivos para tais.
7. POSITIVO: Expressa algo que beneficia o receptor da mensagem (ouvinte), elogia.

EXEMPLOS DE ATIVIDADES INOVADORAS (são só exemplos, esta lista não esgota as sugestões de inovar):

1) "Trocar os professores" uma vez a cada trimestre, entre as classes.
2) Fazer a aula ao ar livre, embaixo de uma árvore.
3) Convidar um aluno para dar a aula.
4) Convidar 2 alunos de outra classe para assistir a aula e dar suas opiniões.
5) Ensinar "em silêncio".
6) Usar uma bíblia com linguagem moderna (Bíblia viva, por exemplo).
7) Ler o texto bíblico comparando com várias traduções.
8) Convidar um professor de outra EBD/Igreja para dar uma aula especial.
9) Eleger o "aluno destaque" da EBD, a cada mês.
10) Mini apresentação teatral do tema da lição.


MARCAS DE UM BOM PROFESSOR

1) Horário: tem horário para iniciar e terminar.
2) Seja exemplo para os alunos chegando na hora certa na EBD, pois isso pode influenciar na vida dos alunos.
3) Tópicos: Tenha uma seqüência de tópicos e não saia delas.
4) Peça aos seus alunos que sempre tragam por escrito idéias e sugestões.
5) Não "cobre": visitas não é cobrança. Se há algum membro de sua EBD que está falho, vá inquiri-lo pessoal e reservadamente!
6) Não debata assuntos polêmicos. Isto só cria desgaste.
7) Utiliza Dicionários Bíblicos, Concordância Bíblica e outros materiais.
8) Não fica preso na revista.

“JESUS COMO CONSTRUTOR DE EQUIPES”:

1. DESIGNOU 70 e formou "mini-equipes" de 2 (Lc 10.1).
2. SELECIONOU 12, após passar a noite orando (Lc 6.13).
3. ESCOLHEU 3 para a cúpula de liderança (Mt 17.1, 26.37).
4. AMOU a todos (Jo 13.1).

Escolha um dos tópicos acima e comente-o.

RECURSOS MÍNIMOS INDICADOS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DE UMA EBD

Realize um planejamento visando obter os seguintes materiais ou condições mínimas:

* 1 quadro branco (pequeno) para cada classe.
* 1 Flip Charp (com folhas). Servirá também como flanelógrafo.
* 1 Biblioteca.
* Retropojetor ou Data Show.
* Revistas para todos os alunos.

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